Charles 3º se compromete com bem-estar do povo da Irlanda do Norte em primeira visita como rei
Monarca se inspira no reinado de sua mãe e visita a região pela primeira vez após assumir o trono do Reino Unido
Internacional|Do R7
Orei Charles 3º respondeu à mensagem de condolência do orador Alex Maskey, da Assembleia da Irlanda do Norte, reforçando seu compromisso com o bem-estar do povo norte-irlandês em sua primeira visita à regiao como rei do Reino Unido, nesta terça-feira (13), no Castelo de Hillsborough .
O monarca disse que sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, "assumiu o compromisso de se dedicar ao seu país e ao seu povo e a manter os princípios do governo constitucional."
"Essa promessa ela manteve com fé inabalável. Agora, com esse exemplo brilhante, e com a ajuda de Deus, assumo minhas novas funções decididas a buscar o bem-estar de todos os habitantes da Irlanda do Norte."
O rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla chegaram na manhã desta terça-feira no Castelo de Hillsborough, a residência real oficial na Irlanda do Norte, em Belfast. Eles aproveitaram a ocasião para cumprimentar a multidão de súditos que os esperava. O casal também conheceu líderes políticos locais e irá participar de um serviço religioso na Catedral de St Anne.
Leia também
A visita faz parte da viagem institucional do rei pelas quatro "nações" do Reino Unido — Escócia, Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra. A Irlanda do Norte tem uma grande importância política para a coroa britânica, já que por décadas viveu um conflito sectário entre partidários de Londres e Dublin.
O novo monarca terá o desafio de manter as costuras do reino após a saída do Reino Unido da União Europeia. A decisão de deixar o bloco foi percebida como inglesa e estimulou o sentimento anti-Londres entre os separatistas escoceses, galeses e norte-irlandeses.