Charles 3º será proclamado rei oficialmente no sábado, anuncia Palácio de Buckingham
Herdeiro do trono será responsável por comandar as cerimônias em homenagem à mãe, Elizabeth 2ª, que faleceu nesta quinta (8)
Internacional|Do R7, com informações da AFP
Charles 3º será proclamado rei oficialmente no próximo sábado (10) durante uma reunião prevista em Londres do Conselho de Sucessão, conforme informou o Palácio de Buckingham em um comunicado.
O conselho se reunirá às 10h (6h, no horário de Brasília) no Palácio St. James e a proclamação será lida de uma sacada da residência para o público uma hora depois; em seguida, haverá outros atos em todas as nações que integram o Reino Unido.
Pela primeira vez na história, o Conselho de Sucessão do rei será televisionado. Segundo o The Guardian, apesar do número de conselheiros privados passarem de 700, estima-se que cerca de 200 pessoas serão convocadas.
Nesta reunião do Conselho, em um primeiro momento, o rei não irá participar. Os membros, formados por parlamentares, ministros e funcionários públicos irão se reunir para proclamar Charles 3º como soberano.
É a partir desta reunião em que a leitura é feita para o grande público. Na sequência, uma salva de 41 tiros de canhão e 62 tiros na Torre de Londres serão disparados.
Em reconhecimento a Charles 3º, todas as bandeiras no Palácio serão hasteadas a pleno mastro a partir da primeira proclamação até uma hora após as proclamações nas outras nações da Commonwealth. Após isso, as bandeiras serão novamente postas a meio mastro, em razão da morte de Elizabeth 2ª.
O primeiro dever de Charles à frente do trono é comandar as cerimônias da morte da mãe, Elizabeth 2ª. Uma série de eventos ocorrerão nos próximos dias até o funeral da rainha. A data ainda não foi confirmada pelo Palácio de Buckingham.
A única confirmação é que Elizabeth será sepultada no Castelo de Windsor, ao lado do pai e da mãe.
" gallery_id="631a39f8ca9084b7b3001017" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/charles-3-sera-proclamado-rei-oficialmente-no-sabado-anuncia-palacio-de-buckingham-09092022"]