Chefe da inteligência de Taiwan diz que Kim Jong-un está 'doente'

Diretor respondeu perguntas, mas não deu detalhes para não comprometer as fontes, e disse que país está preparado para eventual conflito

Chefe da Inteligência 
 afirmou que Kim está doente

Chefe da Inteligência afirmou que Kim está doente

Alexei Nikolsky / Sputnik via EFE - 25.4.2019

O diretor do Escritório de Segurança Nacional de Taiwan (NSB, agência de inteligência nacional), Chiu Kuo-cheng, afirmou nesta quinta-feira (30) que o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, está "doente", informou a agência oficial taiwanesa CNA.

De acordo com a agência, Chiu foi perguntado por um deputado do partido governante sobre o estado de saúde de Kim, e respondeu sem entrar em detalhes. Questionado se o líder norte-coreano continua vivo, o chefe da inteligência taiwanesa sorriu e evitou falar sobre o assunto.

A oposição também se uniu às perguntas ao cogitar a possibilidade de haver um vazio de poder na Coreia do Norte caso Kim Jong-un morra. Chiu garantiu que a inteligência de Taiwan está "preparada" para esta eventualidade.

O general reformado, que foi ministro e chefe do Estado-Maior, declarou que a NSB conta com informações sobre a situação na Coreia do Norte, mas que só poderia comentar sobre o assunto "de portas fechadas", já que falar publicamente colocaria suas fontes em perigo.

Segundo a CNA, Chiu lembrou que, caso ocorra um conflito militar que envolva a Coreia do Norte, Taiwan também estará na "área de influência", não apenas vizinhos como Japão e Coreia do Sul.

Nos últimos dias surgiram informações de que Kim Jong-un sofre de graves problemas de saúde após uma suposta cirurgia no coração, o que as autoridades sul-coreanas já classificaram como "notícias falsas".