Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

El Niño deve agravar aquecimento global e provocar novos recordes de temperatura

Previsão é de que o fenômeno climático se desenvolva entre os meses de julho e setembro de 2023

Internacional|Do R7

ONU diz que o mundo tem de estar pronto para a chegada do El Niño
ONU diz que o mundo tem de estar pronto para a chegada do El Niño ONU diz que o mundo tem de estar pronto para a chegada do El Niño

O fenômeno meteorológico El Niño tem uma grande probabilidade de formação neste ano e pode elevar as temperaturas a novos recordes de calor, alertou a ONU nesta quarta-feira (3).

"O desenvolvimento do El Niño muito provavelmente levará a um novo pico do aquecimento global e aumentará as possibilidades de recordes de temperatura", advertiu Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A agência da ONU calcula que há 60% de possibilidade de que El Niño se desenvolva até o fim de julho, e 80% de possibilidade de formação do fenômeno até setembro, segundo um comunicado.

El Niño é um fenômeno climático natural geralmente associado ao aumento das temperaturas, ampliação da seca em algumas regiões do mundo e fortes chuvas em outras áreas.

Publicidade

O fenômeno aconteceu pela última vez em 2018-2019 e provocou um episódio particularmente longo de La Niña, que causa os efeitos inversos e, em particular, uma queda nas temperaturas.

Apesar do efeito moderador, os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.