Empresa secreta de drones de ex-CEO do Google fornecerá armas de IA à Ucrânia
Swift Beat, liderada por Eric Schmidt, assinou acordo com ucranianos para produzir drones com inteligência artificial
Internacional|Do R7

Uma empresa norte-americana pouco conhecida, a Swift Beat, liderada por Eric Schmidt, ex-CEO do Google, firmou um acordo estratégico com o Ministério da Defesa da Ucrânia para produzir drones equipados com IA (inteligência artificial) em apoio à guerra contra a Rússia.
O memorando foi assinado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante um evento na Dinamarca. Zelensky anunciou o acordo em uma publicação feita no X na quinta-feira (3).
Leia mais
Além de Zelensky, o documento foi assinado pelo ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, e pelo CEO da Swift Beat, Eric Schmidt, conhecido por liderar o gigante da tecnologia Google entre 2001 e 2011.
Segundo o comunicado divulgado pelo presidente ucraniano, a empresa norte-americana planeja produzir centenas de milhares de drones ainda este ano, com um aumento “significativo” na produção previsto para 2026.
O acordo prevê a entrega de interceptadores para destruir drones e mísseis inimigos, quadricópteros para reconhecimento e ajuste de tiro e drones de ataque de longo alcance, que utilizam IA para navegação, direcionamento e suporte a decisões operacionais.
“Todos eles serão produzidos em quantidades muito maiores para nos ajudar a atingir nossos objetivos de defesa e proteger a vida dos ucranianos”, disse Zelensky na publicação.
Segundo a United24 Media, plataforma de notícias do governo ucraniano, a Ucrânia terá acesso prioritário a esses equipamentos, que serão fornecidos sem margem de lucro, isto é, a preço de custo.
A empresa também planeja desenvolver drones capazes de interceptar mísseis de cruzeiro e balísticos, torres automatizadas e plataformas de vigilância avançadas, segundo informações do Gabinete do Presidente da Ucrânia.
Quem é a Swift Beat?
Embora o nome Swift Beat seja novo no cenário público, a empresa está ligada a uma rede de iniciativas voltadas para o desenvolvimento de drones. Ela é propriedade da Volya Robotics OÜ, registrada em Tallinn, na Estônia, e tem Eric Schmidt como único beneficiário.
Curiosamente, a empresa já foi chamada de White Stork, um nome que apareceu em relatórios de 2024 relacionados a drones de baixo custo com IA para a Ucrânia, segundo a United24 Media.
Eric Schmidt, que também foi presidente do Conselho de Inovação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos entre 2016 e 2020, tem se dedicado a apoiar a Ucrânia desde o início da invasão russa, em 2022.
Ele visitou instalações de produção e campos de teste no país e financiou a aceleradora ucraniana D3, que investe principalmente em startups que desenvolvem tecnologias disruptivas voltadas para segurança nacional e defesa
Apenas neste ano, a Ucrânia recebeu US$ 194 milhões para aquisição de drones. O recurso foi destinado por uma coalizão internacional de 20 países coordenada pelo Reino Unido e pela Letônia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp