Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Erdogan: Turquia não pode se calar ante uso de sanções como "armas"

Governo disse que EUA devem respeitar processo relativo ao pastor Andrew Brunson, cujo julgamento por acusações de terrorismo enfureceu Trump

Internacional|Do R7

Erdogan discursou na Assembleia Geral da ONU
Erdogan discursou na Assembleia Geral da ONU

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta terça-feira que o país não pode calar diante do uso de sanções como armas, em meio a um impasse com os Estados Unidos a respeito do destino de um pastor evangélico norte-americano detido por Ancara.

Os EUA pediram a libertação do pastor Andrew Brunson, que passou a cumprir prisão domiciliar em julho depois de ficar detido durante 21 meses. Se for considerado culpado, ele pode ser preso por até 35 anos. Brunson nega as acusações.

Leia também

A Turquia disse que os EUA deveriam respeitar o processo legal relativo ao pastor, cujo julgamento por acusações de terrorismo enfureceu o presidente norte-americano, Donald Trump.

"Nenhum de nós pode ficar calado diante do cancelamento arbitrário de acordos comerciais e o uso de sanções econômicas como armas", disse Erdogan em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).


Em agosto Trump autorizou a duplicação das tarifas ao alumínio e ao aço importados da Turquia. Ancara reagiu à altura, aumentando as tarifas sobre importações de carros, álcool e tabaco dos EUA.

A lira perdeu quase 40 por cento do valor diante do dólar neste ano devido aos temores do controle de Erdogan sobre a política monetária e da crise diplomática entre Ancara e Washington.


Mas a lira turca se recuperou ligeiramente nesta terça-feira, já que os investidores pesaram as perspectivas de uma melhoria nos laços Turquia-EUA depois que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que tem a expectativa de conversar sobre o futuro de Brunson nesta semana.

Fahrettin Altun, o assessor de comunicação de Erdogan, publicou no Twitter uma foto de Erdogan e Trump trocando um aperto de mãos e sorrindo na ONU.

Veja a galeria - Fotos: Confira os destaques dos discursos dos líderes mundiais na ONU

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.