Estado Islâmico K assume ataque com foguetes contra aeroporto
Sistema de defesa antimísseis do exército dos EUA evitou que a principal porta de saída do Afeganistão fosse atingida
Internacional|Pablo Marques, do R7, com AFP
O Estados Islâmico-K, ou ISIS-K, assumiu a autoria do lançamento de seis foguetes contra o aeroporto de Cabul nesta segunda-feira (30). O ataque foi interceptado pelo sistema de defesa antimísseis do exército dos EUA e não teve grandes consequências.
"Os soldados do califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul, com seis foguetes", anunciou o grupo, em um comunicado.
Leia também
A Casa Branca informou que, apesar da ação do grupo terrorista, as operações de retirada de pessoas do Afeganistão seguem "ininterruptamente" e que os esforços para proteger as forças norte-americanas foram "redobrados".
No domingo (29), os EUA realizaram um ataque com um drone contra um veículo que estaria sendo preparado para um novo atentado planejado pelo ISIS-K. A ação seria uma resposta ao ataque do grupo terrorista que matou mais de 180 pessoas, sendo 13 militares norte-americanos, na última quinta-feira (26).
Há um alerta para que novos ataques sejam realizados nos arredores da principal portal de saída do Afeganistão. O prazo acordado com o Talibã para retirar civis e militares estrangeiros do país termina na terça-feira (31).
O braço afegão do Estado Islâmico é visto como um rival do grupo Talibã e não teria aceito o acordo com forças estrangeiras para permitir a retirada de cidadãos afegãos.