Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA, Canadá e México anunciam novo acordo de livre-comércio

Extinto Nafta foi substituído pelo USMCA e os três países se mostraram satisfeitos com as novas diretrizes para a circulação de produtos

Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7, com agências

Trump afirma que acordo ajudará a gerar empregos
Trump afirma que acordo ajudará a gerar empregos Trump afirma que acordo ajudará a gerar empregos

O novo acordo de livre-comércio na América do Norte, definido no fim da noite deste domingo (30), foi uma vitória dos Estados Unidos, mas também agradou aos governos do México e do Canadá.

Os três países, afinal, conseguiram preservar uma zona de livre comércio que movimenta cerca de 1,2 trilhão de dólares (R$ 4,84 trilhões). Com nome de USMCA ( Estados Unidos-México-Canadá), o acordo substitui o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio). Foi concluído minutos antes do término do prazo estipulado pelos EUA para um novo entendimento.

Leia também

Em declaração nesta segunda-feira (1), o presidente Donald Trump comemorou o acordo, afirmando ser um motor para a criação de empregos na indústria, agricultura, tecnologia e serviços financeiros.

Já o Canadá aceitou estabelecer novas cotas para os Estados Unidos, principalmente em relação ao setor lácteo e na avicultura, que terão uma abertura maior aos produtos americanos.

Publicidade

Por outro lado, o governo americano permitirá um acesso menos custoso a produtos de amendoim, lácteos e açúcar.

Para Marcelo Ebrard, futuro Ministro das Relações Exteriores mexicano, no governo do eleito Andrés Manuel López Obrador, destacou que seu país terá a soberania mantida com o acordo. Ele se referiu especialmente aos recursos energéticos.

Publicidade

Ele também afirmou que o acordo triplica a garantia de direitos dos trabalhadores, protegendo os sindicatos, o que facilitará a política inclusiva que Obrador planeja implementar assim que assumir o poder.

Veja a galeria: Milhares marcham nos EUA contra polítia migratória de Trump

" gallery_id="5b37b130ce8a3409c90033a0" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/eua-canada-e-mexico-anunciam-novo-acordo-de-livre-comercio-29062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.