Exército de Israel trava combates contra terroristas do Hamas 'no coração' da cidade de Gaza
'Pela primeira vez em décadas, as forças de defesa estão lutando na região', disse o comandante israelense Yaron Finkelman
Internacional|Do R7
As Forças de Defesa de Israel (FDI), que completam um mês em guerra contra o grupo terrorista Hamas, anunciaram nesta terça-feira (7) que suas tropas estão combatendo dentro da cidade de Gaza pela primeira vez em muitos anos.
"Pela primeira vez em décadas, as Forças de Defesa de Israel estão lutando no coração da cidade de Gaza", disse Yaron Finkelman, comandante do Comando Sul das forças israelenses, em um pronunciamento na Faixa de Gaza.
As tropas invadiram o território há dez dias, após semanas de contínuos ataques de artilharia a partir do solo israelense e de bombardeios aéreos, e conseguiram cercar Gaza, a principal cidade do enclave palestino.
"Neste exato momento, nossos soldados estão eliminando terroristas, descobrindo túneis e destruindo armas, enquanto continuam a avançar no coração do inimigo", afirmou o major-general Finkelman.
Soldados assumiram o controle de uma fortaleza militar do Hamas na cidade de Gaza e atacaram combatentes do grupo escondidos perto de um hospital, disseram hoje as FDI.
Captura e expulsão
As tropas parecem concentrar seus esforços na captura dos centros de comando e controle e na expulsão dos membros do Hamas de seus redutos nos arredores da cidade, alguns dos quais — segundo as autoridades israelenses — estão próximos ou em túneis sob hospitais no enclave.
Moradores do norte de Gaza relataram que houve combates pesados durante a noite, que continuaram na manhã desta terça-feira em áreas fora da cidade, como no campo de refugiados de Shati.
Relatos na noite desta segunda-feira (6) também indicaram que os combates se aproximavam do hospital Al-Shifa, o maior centro médico da Faixa de Gaza, que, segundo Israel, está localizado acima do centro de comando central do Hamas.
Israel declarou guerra ao Hamas há exatamente um mês, ao sofrer um ataque do grupo islâmico que deixou mais de 1.400 mortos e mais de 5.400 feridos em seu território, além de cerca de 230 pessoas sequestradas e levadas para Gaza. Já a contraofensiva israelense na Faixa de Gaza deixou mais de 10,3 mil mortos, quase 26 mil feridos e 2.450 desaparecidos, a maioria civis.
Na Guerra dos Seis Dias, de 1967, Israel ocupou a Faixa de Gaza, um território do qual se retirou em 2005, mas que mantém bloqueado por ar, terra e mar.
Israel anuncia divisão da Faixa de Gaza: a guerra em fotos
" gallery_id="653adad4ca9084a33a000540" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/exercito-israelense-diz-travar-combates-dentro-da-cidade-de-gaza-07112023"]