Governo sírio libera cidadão dos EUA com ajuda da Rússia, diz Departamento de Estado
Ministério das Relações Exteriores disse que os militares levaram o homem para Moscou
Internacional|Do R7

A Rússia desempenhou um papel na libertação de um cidadão norte-americano detido pelas autoridades da Síria, e os Estados Unidos mantiveram "contato periódico" com o governo sírio, afirmou o Departamento de Estado dos EUA nesta sexta-feira.
Em Moscou, o Ministério das Relações Exteriores disse que os militares russos levaram um cidadão dos EUA da Síria para a capital russa depois que o presidente norte-americano, Barack Obama, pediu pessoalmente a seu homólogo, Vladimir Putin, que ajudasse a buscar compatriotas seus na Síria. O homem foi entregue à embaixada dos EUA em Moscou e já deixou o solo russo, disse a pasta nesta sexta-feira.
O jornal Washington Post, citando duas autoridades dos EUA, relatou que o governo sírio libertou Kevin Dawes, que havia sido sequestrado depois de viajar para a Síria em 2012.
Dawes, descrito pelo jornal como um fotógrafo freelancer, recentemente teve permissão de falar com a família e receber pacotes de auxílio, o que deu a entender às autoridades que o governo de Damasco estava se preparando para soltá-lo, disse o Post.
O porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, disse que a pessoa em questão foi libertada vários dias atrás e que deixou a Síria, mas não a identificou.
"Agradecemos os esforços da parte do governo russo, que este realizou em nome deste cidadão dos EUA na Síria", afirmou Toner em um comunicado à imprensa.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!