Homem que jogou sapatos em Bush concorre ao Parlamento iraquiano
Muntazer Al-Zaidi concorre a assento na Casa dos Representantes do Iraque e promete 'varrer a corrupção' no país; relembre momento do 'ataque'
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7
O jornalista iraquiano Muntazer Al-Zaidi, que em dezembro de 2008 ficou famoso por jogar seus sapatos contra o então presidente americano George W. Bush durante uma coletiva de imprensa, deve concorrer a um assento no Parlamento do Iraque. A informação foi divulgada pelo site de notícias americano Buzzfeed nesta terça-feira (1º).
Leia também
Inicialmente, as notícias davam conta de que Al-Zaidi concorreria à presidência, mas um vídeo divulgado pelo iraquiano declara que ele deve concorrer a um cargo na Casa dos Representantes — que é quem elege o presidente e o primeiro-ministro no Iraque.
Em seus anúncios de campanha, Al-Zaidi promete "varrer a corrupção".
Al-Zaidi ganhou fama mundial em 14 de dezembro de 2008 — quando, numa coletiva de imprensa em Bagdá, atirou seus dois sapatos contra Bush, que estava acompanhado do então primeiro-ministro iraquiano Nuri al Maliki. Assista ao momento no vídeo abaixo.
"Este é o beijo de adeus dos iraquianos, seu cachorro", gritou o jornalista à ocasião. "E este é pelas viúvas e órfãos e todos os mortos no Iraque", completou, em protesto contra a invasão americana ao Iraque lançada em 2003 pelo então presidente dos Estados Unidos.
O jornalista foi condenado a três anos de prisão por agressão contra um chefe de Estado estrangeiro, mas cumpriu pouco menos de um ano por boa conduta. Depois de sua libertação e por temer por sua segurança, se refugiou no Líbano. Voltou ao Iraque em 2011 e iniciou a Fundação Al-Zaidi.
Na internet, a organização afirma que seu objetivo é "encontrar uma atmosfera segura para crianças que perderam seus pais durante a ocupação americana no Iraque", além de ajudar as "mulheres que perderam seus maridos em guerras".