Logo R7.com
RecordPlus

Inseto-pau gigante de 40 cm é descoberto na Austrália; veja imagens

Espécie pesa um pouco menos que uma bola de golfe e pode ser o inseto mais pesado da Austrália

Internacional|Do R7

  • Google News

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Cientistas australianos descobrem um novo inseto-pau, o Acrophylla alta, com 40 cm de comprimento.
  • Inseto pesa cerca de 45 gramas, parecido com uma bola de golfe, e pode ser o mais pesado da Austrália.
  • A descoberta ocorreu após uma postagem em rede social e a exploração da região de Atherton, Queensland.
  • Pesquisadores buscam um macho para confirmar a classificação e entendem que a identificação é crucial para conservação e estudo da biodiversidade local.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Acrophylla alta foi encontrado no planalto de Atherton
Acrophylla alta foi encontrado no planalto de Atherton Reprodução/X/jcu

Cientistas australianos identificaram uma nova espécie de inseto-pau que pode ser o mais pesado já registrado no país. Com 40 centímetros de comprimento e peso próximo ao de uma bola de golfe (45 gramas), o Acrophylla alta foi encontrado no planalto de Atherton, no norte de Queensland. A descoberta foi publicada na revista científica Zootaxa.

O pesquisador da Universidade James Cook, Angus Emmott, afirmou que a identificação da espécie começou após uma postagem em rede social. A foto enviada ao coautor do estudo, Ross Coupland, levou os cientistas a explorarem a região. Após várias noites de busca, eles localizaram uma fêmea entre Millaa Millaa e o Monte Hypipamee, em uma árvore.


O inseto foi levado para estudo na casa de Emmott, onde recebeu cuidados e teve seus ovos coletados. Segundo o pesquisador, os ovos são determinantes para a identificação de espécies de insetos-pau, já que cada uma apresenta características distintas. Ele explicou que a dificuldade de acesso ao habitat ajuda a entender por que a espécie não havia sido registrada antes.

Leia mais:

Os pesquisadores ainda buscam encontrar um macho, que costuma ser menor e muito diferente visualmente da fêmea. Em outros casos, pares de machos e fêmeas chegaram a ser classificados como espécies distintas até que a cópula e os ovos confirmaram a correspondência.


A especialista em entomologia do Museu de Queensland, Nicole Gunter, afirmou que a descoberta ajuda a preencher lacunas sobre a biodiversidade do país. Ela lembrou que cerca de 70% das espécies de insetos australianas ainda não têm classificação científica. Para ela, reconhecer oficialmente o novo inseto é fundamental para futuras ações de conservação.

Até agora, o Acrophylla alta só foi registrado em algumas localidades da região tropical úmida de Queensland. Pesquisas futuras devem ajudar a mapear sua distribuição e possíveis ameaças à espécie.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.