Israel chama embaixador na Turquia para consultas após declarações de Erdogan
Presidente turco defendeu o grupo terrorista Hamas e criticou os ataques israelenses à Faixa de Gaza em manifestação pró-Palestina
Internacional|Do R7
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, chamou neste sábado (28) o embaixador do país na Turquia “para realizar uma reavaliação das relações com o país”. Cohen fez a declaração na rede social X, antigo Twitter, após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, voltar a dizer que o Hamas não é uma organização terrorista e descrever Israel como "criminoso de guerra".
Erdogan fez esse discurso em uma grande manifestação pró-Palestina que ocorreu em Istambul neste sábado e também chamou o grupo terrorista de “guerreiros da liberdade”.
O líder do Partido da Unidade Nacional, Gideon Sa'ar, postou que "Erdogan é o mesmo Erdogan e é obrigatório apresentá-lo como ele é: um patrono do Hamas, um instigador, um inimigo definitivo de Israel e um dos maiores antissemitas da nossa geração”.
"Ele sempre tentará ganhar legitimidade quando estiver em necessidade e se juntará aos nossos inimigos quando estivermos em necessidade", continuou ele. "Eu sugeri ao ministro das Relações Exteriores que convocasse o embaixador de Israel na Turquia para consultas e eu saúdo sua decisão."
O ministro da Cultura e Esportes, Miki Zohar, acusou Erdogan, na última quarta-feira, de apoiar o terrorismo e disse que "chegou a hora de recalcular um curso em nossas relações com a Turquia".
Gaza é campo de batalha terrestre: as fotos mais marcantes da guerra de Israel contra o Hamas
" gallery_id="653adad4ca9084a33a000540" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/israel-chama-embaixador-na-turquia-para-consultas-apos-declaracoes-de-erdogan-28102023"]