Israel convoca embaixador russo para protestar contra apoio de Putin ao Hamas
Rússia explicou que recebeu líderes do Hamas para manter contatos com todas as partes do conflito em curso na Faixa de Gaza
Internacional|Do R7, com Reuters

Israel convocou o embaixador russo neste domingo (29) para apresentar um protesto contra o fato de Moscou ter recebido, na semana passada, uma delegação do grupo terrorista Hamas, cujo ataque de 7 de outubro a Israel matou pelo menos 1.400 pessoas e levou à guerra na Faixa de Gaza.
Convidar o Hamas “envia uma mensagem que legitima o terrorismo contra os israelenses”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel em um comunicado, citando o que seu alto-comando disse ao embaixador Anatoly Viktorov. O país descreveu a convocação como um protesto, e não como uma reprimenda.
A Rússia explicou o fato de acolher o Hamas como um esforço para manter contatos com todas as partes do conflito Israel–Hamas.
No sábado (28), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, chamou o embaixador do país na Turquia “para realizar uma reavaliação das relações com o país”. Cohen fez a declaração na rede social X, antigo Twitter, após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, voltar a dizer que o Hamas não é uma organização terrorista e descrever Israel como "criminoso de guerra".

Erdogan fez esse discurso em uma grande manifestação pró-Palestina que ocorreu em Istambul neste sábado e também chamou o grupo terrorista de “guerreiros da liberdade”.
" gallery_id="653adad4ca9084a33a000540" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/israel-convoca-embaixador-russo-para-protestar-contra-apoio-de-putin-ao-hamas-29102023"]











