Internacional Jovem acusa polícia francesa de ter provocado amputação de seu testículo

Jovem acusa polícia francesa de ter provocado amputação de seu testículo

Engenheiro franco-espanhol de 26 anos fazia fotos durante a manifestação contra a reforma da previdência em Paris

Agência EFE
Policiais franceses montam guarda durante protestos contra a reforma da Previdência

Policiais franceses montam guarda durante protestos contra a reforma da Previdência

EFE/EPA/Christophe Petit Tesson - 21.01.2023

Um jovem franco-espanhol de 26 anos acusou a polícia francesa de ter lhe causado a perda de um testículo devido a um golpe que recebeu na virilha enquanto fotografava a manifestação contra a reforma da previdência do dia 19 de janeiro em Paris.

Segundo informações da advogada Lucie Simon, que defende o jovem, ele vai entrar com um processo por "violências voluntárias que causam mutilação" por uma pessoa depositária do poder público. Segundo Simon, esse crime é punível com até 15 anos de prisão.

Em declarações à emissora France Info, a prefeitura de Paris anunciou que pediu ao diretor encarregado da ordem pública "um esclarecimento sobre as circunstâncias exatas do incidente", enquanto o porta-voz do governo, Olivier Véran, exigiu "uma investigação clara", em declarações ao canal BFMTV.

A advogada confirmou à agência de notícias EFE que a suposta vítima é Iván S., um engenheiro franco-espanhol que trabalha para uma grande empresa na ilha francesa de Guadalupe, nas Antilhas. Em relato ao jornal Libération, Iván denuncia que, enquanto tirava fotos, foi inesperadamente agredido na virilha por um agente.

Um vídeo que circula nas redes e uma foto divulgada pelo Libération mostram um jovem de óculos e boné vermelho sendo atingido por um cassetete ao cair no chão. "O policial surge do nada, toma impulso e cai em cima de mim com todo o seu peso, enquanto me bate forte com o cassetete na altura da virilha", contou o jovem, que disse ainda ter sido internado no hospital com fortes dores no testículo.

Ainda “chocado” com o ocorrido, o jovem declarou que recorda bem o que lhe disseram no hospital: “A operação correu muito bem, amputamos o seu testículo direito”.

Últimas