Khaled Mechaal é reeleito à frente do Hamas
Político palestino já foi por muito tempo considerado um radical, mas acabou aderindo à ideia de um Estado palestino ao lado de Israel
Internacional|Do R7
O líder do Hamas no exílio Khaled Mechaal foi reeleito nesta segunda-feira (1º) no Cairo à frente do movimento islamita palestino, indicou uma fonte do Hamas na capital egípcia.
"Os dirigentes do Hamas escolheram Mechaal" como chefe do gabinete político, declarou à AFP um alto funcionário do movimento contatado por telefone no Cairo, que pediu o anonimato.
Lei do Hamas proíbe que meninos e meninas frequentem escolas juntos em Gaza
Veja as principais imagens desta segunda-feira (1º) no Brasil e no mundo
Cinco turistas são sequestrados durante feriado em Acapulco
Segundo fontes internas bem informadas, Mechaal deve ser auxiliado por dois adjuntos: o primeiro-ministro do governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, e o número dois do movimento, Mussa Abu Marzuk. O primeiro será a autoridade do Hamas dentro de Gaza, território que o grupo controla desde 2007, e o segundo será encarregado do movimento no exílio.
À frente do Hamas desde 2004, Khaled Mechaal, de 56 anos, havia manifestado no ano passado a sua intenção de deixar o posto, mas o movimento islamita pediu que permanecesse no local em um momento de incerteza e de transformações regionais.
A situação no Oriente Médio, após as revoluções árabes, "levou o Hamas a escolher Mechaal, que deu uma face internacional ao movimento e que mantém boas relações com o mundo árabe", explicou nesta segunda-feira à AFP uma autoridade do Hamas.
Por muito tempo considerado um radical, Khaled Mechaal passou a defender o consenso, sofrendo a influência da "Primavera Árabe", a ponto de aderir à ideia de um Estado palestino ao lado de Israel. Muitos consideram que sua intenção é suceder o presidente Mahmud Abbas à frente da OLP (Organização pela Libertação da Palestina).
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia









