Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mau tempo e pista ruim podem ter causado acidente aéreo na Índia

Em chuva torrencial, piloto tentou pousar duas vezes e precisou descer no sentido contrário da pista, que estava em más condições, segundo agência

Internacional|Do R7

Avião ficou em pedaços após cair em barranco no aeroporto de Calicute
Avião ficou em pedaços após cair em barranco no aeroporto de Calicute Avião ficou em pedaços após cair em barranco no aeroporto de Calicute

O piloto do voo da Air India Express que se acidentou ao aterrisar no aeroporto de Calicute, em Kozhikode, na Índia, nesta sexta-feira (7), tentou pousar outras duas vezes, arremeteu, deu voltas e finalmente tocou o solo no sentido contrário da pista. O avião não freou e acabou caindo em um barranco, tudo por causa do mau tempo. 

Leia também: Inundações na Índia e Nepal deixam quase 4 milhões de desabrigados

Segundo a agência indiana ANI, chovia torrencialmente no momento do acidente. O sudoeste do país, onde fica o estado de Kerala, está em plena temporada de monções. Das 190 pessoas a bordo, 18 morreram, incluindo os pilotos, e 125 ficaram feridas.

Além disso, o aeroporto recebeu, no mês passado, um aviso da agência de aviação civil do país sobre as más condições das pistas de pouso.

Publicidade

Problemas na pista

O comunicado, que pedia melhora nas condições, indica relatos de pilotos de aeronaves que descreviam derrapagens ao aterrisar ou decolar com chuva. O asfalto teria acúmulo de borracha de pneus em diversos trechos, além de rachaduras e desníveis que possibilitam a formação de poças.

Tudo isso pode ajudar a explicar o acidente com o voo, que trazia 184 cidadãos indianos que estavam retidos fora do país por conta do fechamento das fronteiras de diversos países, incluindo a Índia, dedivo à pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

O governo local parabenizou a ajuda rápida dos voluntários e o trabalho dos bombeiros, que conseguiram resgatar a maioria dos passageiros com vida. A agência de aviação afirmou que o resgate foi rápido porque o avião não pegou fogo ao bater. A fuselagem, no entanto, se partiu em pelo menos três grandes pedaços.

Veja imagens do resgate após o acidente na Índia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.