Mesmo com eleição impossível, é bom ver que existe oposição na Ucrânia, diz professor
Na primeira manifestação do tipo, ex-ministro da Defesa pede votação durante a guerra, proibida pela lei do país
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Não há possibilidade de eleições serem feitas na Ucrânia no momento, mas ainda é bom ver que existe oposição dentro do país, pontua o professor de relações internacionais Vitelio Brustolin. Em entrevista ao Conexão Record News, ele compara as movimentações de setores da política ucraniana à situação da Rússia, onde “qualquer tipo de oposição a Putin acaba sendo massacrada”.
Nesta quarta-feira (19), o ex-ministro da Defesa da Ucrânia pediu novas eleições em tempo de guerra. Até sua demissão inesperada em julho, Mykhailo Fedorov era um aliado de longa data do presidente Volodymyr Zelensky. Na primeira reivindicação do tipo por uma figura pública ucraniana desde o início do conflito com a Rússia, ele argumenta que a nação enfrenta uma crise de governança sistêmica, corrupção e resistência à reforma.

Brustolin lembra que, no momento em que foi destituído do cargo, Fedorov não se dava bem com o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi. “Oleksandr Syrskyi é acusado pela população de ter táticas antigas, inclusive culpado por parte da população pela morte de muitos ucranianos da linha de frente. Então o Zelensky demitiu o Fedorov porque ele não conseguia se entender como comandante das Forças Armadas, mas, na sequência, também demitiu o Syrskyi por pressão política.”
Fedorov prometia reformas abrangentes ao assumir o cargo em janeiro. A demissão levou milhares de ucranianos às ruas para exigir sua reintegração. Apesar de não mencionar a possibilidade de concorrer à presidência, uma pesquisa indicou que o ex-ministro venceria Zelensky com folga em um segundo turno. No entanto, a lei ucraniana proíbe a realização de eleições em tempos de guerra.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!











