México diz que não deportará refugiados e aguarda plano dos EUA
País disse ter concordado, por razões humanitárias, em receber imigrantes não-mexicanos dos EUA para aguardarem processamento de pedidos de asilo
Internacional|Do R7
O governo mexicano disse nesta sexta-feira querer saber mais detalhes sobre os planos dos Estados Unidos de enviar imigrantes ao México enquanto eles têm seus pedidos de asilo processados, e prometeu não deportar ninguém em busca de refúgio.
Na quinta-feira, o México disse ter concordado, por razões humanitárias, em receber imigrantes não-mexicanos dos EUA para que aguardem enquanto seus pedidos de asilo são processados no país vizinho.
Contudo, muitas questões continuam em aberto sobre como o país irá abrigar o que podem ser milhares de pessoas oriundas da América Central.
O acordo foi amplamente visto como uma concessão do novo presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ao presidente dos EUA, Donald Trump, que tem ameaçado fechar a fronteira com o México se o fluxo de imigrantes não for contido.
Leia também
Trump diz ser improvável aprovação de financiamento para muro
Após ser barrada por lei de Trump, mãe iemenita consegue entrar nos EUA para visitar filho que está morrendo
Decisão de Trump sobre despesas ameaça paralisar o governo dos EUA
ONU aprova formalmente acordo migratório; EUA se opõem
EUA fecham escritório em Cuba para assuntos migratórios
Questionado em uma coletiva de imprensa sobre por que o México parece atender a um desejo de Trump, o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, disse que seu país explicaria melhor seu posicionamento na segunda-feira, uma vez que obtenha mais informações.
“Hoje, vou solicitar às autoridades dos EUA que nos deem mais detalhes”, disse Ebrard, destacando que o destino de imigrantes que já estejam em solo dos EUA depende das leis daquele país.
Para remeter pessoas ao México, o governo Trump se vale de um trecho da Lei de Imigração e Nacionalidade, segundo o qual o governo pode mandar de volta ao país vizinho de onde vieram aqueles imigrantes que ainda aguardem por seu processo de imigração.
Veja a galeria: Concentração de imigrantes eleva tensão na fronteira EUA-México