'Hoje começa uma nova era na Argentina', diz Javier Milei em seu discurso de posse
Novo presidente falou diante de milhares de apoiadores em frente ao Congresso; líderes mundiais acompanharam suas palavras
Internacional|Do R7

Javier Milei assumiu a Presidência da Argentina neste domingo (10) no Congresso e, após receber a faixa presidencial de Alberto Fernández, fez seu primeiro discurso diante da multidão que o esperava do lado de fora.
"Hoje começa uma nova era na Argentina", foi a primeira frase dita por Milei como presidente.
Milei foi eleito com a proposta de romper com o modelo tradicional da política e recebeu uma votação histórica na eleição de 19 de novembro.
O novo presidente afirmou que seu mandato encerra "uma longa história de decadência e declive" e que agora "começa a reconstrução".
Seu primeiro discurso ressaltou a vontade do povo de ter uma mudança. Milei afirmou que seu governo será "uma era de paz e prosperidade, crescimento e desenvolvimento, liberdade e progresso".
A fala do novo presidente foi interrompida diversas vezes por gritos de "liberdade" puxados pelo público que acompanhava o discurso.
O maior desafio de Milei é tirar o país da crise. Segundo ele, seu governo recebeu a Argentina no pior cenário. A inflação supera 140% ao ano, há desemprego, e a pobreza está em crescimento no país.
Milei afirmou que "não há dinheiro" nas reservas da Argentina, mas garantiu: "Há uma luz no fim do túnel".
Leia também
O rei da Espanha, Filipe 6º, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro acompanharam a fala de Milei.
Centenas de apoiadores de Javier Milei já se aglomeram em frente ao Congresso Nacional, em Buenos Aires, na manhã deste domingo (10) para acompanhar a posse do novo presidente da República da Argentina LEIA MAIS: Saiba quem são os nove ministros escol...
Centenas de apoiadores de Javier Milei já se aglomeram em frente ao Congresso Nacional, em Buenos Aires, na manhã deste domingo (10) para acompanhar a posse do novo presidente da República da Argentina LEIA MAIS: Saiba quem são os nove ministros escolhidos para o governo de Javier Milei