Motorista bate carro e quebra estátua na Ilha de Páscoa
Prefeito defende lei que proíba que motoristas passem com carros perto das estátuas. Existem cerca de mil esculturas como essa por toda a ilha
Internacional|Do R7

Um morador da Ilha de Páscoa, território pertencente ao Chile, foi preso depois de bater com o carro em uma estátua moai, símbolo e patrimônio da ilha, e destruí-la. O homem foi preso no domingo (1).
As autoridades locais acreditam que o acidente foi causado por uma falha na hora de frear o veículo e impedir que ele caísse em um barranco. Ainda assim, o acidente causou revolta nos moradores locais.
Existem cerca de mil estátuas moai na ilha e os nativos, chamados Rapa Nui, acreditam que elas guardam o espírito de ancestrais importantes e também mostravam onde ficava água fresca.
'Dano incalculável'
“O dano é incalculável”, disse Camilo Rapu, presidente da comunidade indígena da Ilha de Páscoa para a CNN.
Pelo Facebook, a comunidade indígena Ma’u Henua fez um post lamentando o ocorrido.
Leia também
“Reiteramos a importância de cuidar do patrimônio que temos no nosso parque, porque não são apenas vestígios arqueológicos, são elementos sagrados para uma cultura viva e fundamentais na nossa cosmovisão Rapa Nui”, disse a nota.
O prefeito, Pedro Pablo Petero Edmunds Paoa, quer proibir que veículos passem perto das estátuas, que são um patrimônio na UNESCO. Essa é uma nova tentativa de passar a lei, que oito anos atrás, quando foi apresentada pela primeira vez, foi recusada.
Em entrevista ao jornal chileno “El Mercúrio”, Paoa defende que é necessário restringir o tráfego na ilha, cuja população salto de 8 para 12 mil desde 2012 e é um destino turístico popular.










