Internacional Neblina tóxica envolve capital da Índia por agravamento da poluição

Neblina tóxica envolve capital da Índia por agravamento da poluição

Moradores de Nova Délhi enfrentaram mais um dia de poluição intensa nesta quinta-feira (3); névoa tóxica cobriu toda a cidade

poluição índia

Poluição na capital da Índia bateu novos recordes e cobriu a cidade

Poluição na capital da Índia bateu novos recordes e cobriu a cidade

Adrian Abidi / Reuters / 26.12.2018

Os moradores de Nova Déli, capital da Índia, se depararam com uma mistura de neblina e fumaça densa e cinza na manhã desta quinta-feira (3), quando a poluição atingiu os níveis "grave" e "emergencial", e autoridades deram poucos sinais de terem encontrado soluções para a crise.

O índice de qualidade do ar da Comissão Central de Controle da Poluição mostrou que a concentração de partículas tóxicas, conhecidas como PM 2,5, foi de 430 na quarta-feira para 440, cerca de 12 vezes o nível recomendado pelo governo dos Estados Unidos, que é de 35.

O nível de poluição chegou a 500 em algumas partes da capital, deixando a visibilidade muito baixa em algumas áreas. No ano passado o pico foi de 450 no dia 23 de dezembro.

"As condições climáticas contribuíram para a crise, mas temos que admitir que a maioria das medidas anunciadas em 2018 fracassou terrivelmente", disse Sunil Dahiya, ativista do grupo ambientalista Greenpeace.

Uma queda brusca nas temperaturas e na velocidade dos ventos, combinada às emissões veiculares e industriais, ao pó de canteiros de obras e à fumaça da queima de lixo, agravaram a poluição sobre a maior parte do norte indiano, inclusive Nova Délhi, lar de mais de 20 milhões de pessoas.

Um porta-voz do governo federal não estava disponível de imediato para comentar. A prefeitura tampouco quis se pronunciar.

Nem o governo federal do primeiro-ministro, Narendra Modi, nem o governo municipal de Arvind Kejriwal anunciou qualquer medida para combater a poluição neste ano.

Veja abaixo: Respirar o ar poluído da capital da Índia equivale a fumar 50 cigarros