No Facebook, Maduro celebra retomada de relações com Espanha
Países estavam em crise diplomática após embaixador espanhol ter sido considerado persona non grata pelo governo da Venezuela
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com agências internacionais

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, celebrou nesta quarta-feira (18) o início do processo que deve restabelecer as relações diplomáticas de seu país com a Espanha. As informações são do jornal venezuelano El Universal.
Em transmissão ao vivo no Facebook ao lado do vice-presidente Tarek El Aissami, Maduro saudou a chegada do embaixador espanhol à Venezuela: "Bem vindo. O nosso embaixador Mario Isea vai a Madrid e espero que as relações melhorem. Assim deve ser!", disse.
No último mês de janeiro, o embaixador espanhol na Venezuela, Jesús Silva Fernandéz, havia sido considerado persona non grata pelo governo de Nicolás Maduro.
Leia também
A crise diplomática teria começado depois que o presidente espanhol, Mariano Rajoy, afirmou em visita aos Estados Unidos que não era mais possível “colocar panos quentes” sobre a situação venezuelana porque o país governado por Maduro estaria “à deriva”. Segundo o El Universal, Rajoy teria convocado a União Europeia a aplicar sanções e medidas unilaterais contra funcionários venezuelanos.
O periódico informa que, em abril, Maduro fez uma ligação para manter relações com o país europeu baseadas no respeito. Na mesma ocasião, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, declarou que enviou uma carta ao governo espanhol solicitando a retomada das relações diplomáticas, em conformidade com o direito internacional público.











