CRISE HUMANITÁRIA

Internacional Número de imigrantes mortos no litoral da Espanha triplica

Número de imigrantes mortos no litoral da Espanha triplica

Agência de migração da ONU revelou este aumento, em comparação com as mortes ocorridas em 2017

Reuters
Imigrante caminha por rua de Barcelona

Imigrante caminha por rua de Barcelona

Reprodução/Flickr

Ao menos 631 imigrantes africanos morreram tentando chegar à Espanha neste ano, quase o triplo de todas as fatalidades de 2017, e a situação se tornou "alarmante", disse a agência de migração da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta sexta-feira (23).

Premiê da Espanha "quebra o gelo" em visita a Cuba após três décadas

Mais de 120 imigrantes do norte da África e da África subsaariana chegaram à Espanha todos os dias em novembro, na esteira de um mês de outubro recorde que registrou 350 por dia, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

"Esta normalmente é uma época de desaceleração nestas rotas, isso não está acontecendo na Espanha", disse o porta-voz da OIM, Joel Millman, em um boletim à imprensa.

Os imigrantes estão usando barcos menores e menos adequados para o mar, disse.

Cerca de duas dezenas de imigrantes se afogaram no litoral de Cádiz em novembro, segundo ele. Único sobrevivente de outro naufrágio, um adolescente da Guiné que está hospitalizado devido a uma hipotermia grave disse aos agentes de resgate que estava viajando com nove outros, inclusive seu irmão, em um bote inflável que partiu de Tânger, no Marrocos.

A chegada de centenas de milhares de imigrantes à Europa suscitou o crescimento de partidos de extrema-direita em todo o continente em anos recentes, mas os números diminuíram nos últimos três anos. Muitos milhares de pessoas, a maioria da África e do Oriente Médio, se afogaram no mar.

Até agora neste ano 104.506 imigrantes chegaram pelo mar à Europa e 2.075 morreram, de acordo com as cifras mais recentes da OIM. As duas cifras representam cerca de dois terços do total do ano passado e um quarto do número de 2016.

Veja a galeria: Líbios fogem da morte em barco de pesca no Mar Mediterrâneo

Últimas