O que são as Ilhas Chagos e por que Trump acha que o Reino Unido não deveria devolvê-las?
Arquipélago localizado no Oceano Índico está sob controle exclusivo dos britânicos desde a Guerra Fria
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como uma “estupidez” o plano do Reino Unido de transferir as Ilhas Chagos, que contam com uma base americana em Diego Garcia, para as Ilhas Maurício.
“Surpreendentemente, nosso ‘brilhante’ aliado da Otan, o Reino Unido, está planejando entregar a ilha de Diego Garcia… Sem nenhum motivo. Não há dúvida de que a China e a Rússia perceberam esse ato de total fraqueza”, escreveu Trump na rede social Truth Social, acrescentando que o “Reino Unido ceder terras extremamente importantes é um ato de grande estupidez”.
As Ilhas Chagos são um arquipélago localizado no Oceano Índico. Um acordo firmado entre os EUA e o Reino Unido em 1965, durante a Guerra Fria, retirou o controle do território das Ilhas Maurício, fazendo com ficasse exclusivamente com o país europeu. A medida também fez com que o nome fosse alterado para Território Britânico do Oceano Índico.
LEIA MAIS
Em 1971, na tentativa de conter a influência militar soviética na região, os EUA e o Reino Unido construíram uma base em Diego Garcia, a maior ilha do arquipélago. Desde que foi inaugurada, a zona militar ajudou em missões americanas, como as por trás de duas invasões ao Iraque.
As Ilhas Chagos reivindicaram a sua soberania nos últimos anos.
Como reflexo disso, em 2025, um tratado assinado pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e seu homólogo mauriciano, Navin Ramgoolam, estipula que Londres transferirá a soberania sobre todas as Ilhas Chagos para Maurício.
Os britânicos também se comprometeram a pagar às Ilhas Maurício US$ 136 milhões por ano pelo uso de Diego Garcia durante 99 anos.
Na época do anúncio da proposta, os EUA chegaram a afirmar que Washington “acolheu com satisfação” o acordo.
Trump, no entanto, voltou a criticar a decisão, alegando que ela seria vista pela China e pela Rússia como um “ato de total fraqueza”.
Estima-se que a população de chagossianos seja de cerca de 10 mil pessoas, sendo que um número expressivo vive no Reino Unido, nas Ilhas Maurício e nas Seychelles.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











