ONU afirma que 76% dos refugiados ucranianos planejam retornar aos seus locais de origem
Falta de acesso a serviços básicos, oportunidades de emprego, moradia e educação podem ser obstáculos para volta
Internacional|Do R7
A grande maioria dos refugiados ucranianos em outros países de acolhimento, 76% do total, planejam retornar aos seus locais de origem, segundo indica a última pesquisa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) sobre os perfis e as intenções dos deslocados pela guerra.
Os refugiados internos também planejam ou desejam retornar aos seus locais de origem, nesse caso em 82% dos casos, com cerca de 15% planejando fazê-lo nos próximos três meses.
"É essencial que qualquer retorno seja voluntário, e não forçado ou sob pressão", destacou Karolina Lindholm, representante do ACNUR na Ucrânia.
Entre os principais obstáculos ao retorno mencionados pelos entrevistados estão a falta de acesso a serviços básicos como água e eletricidade, oportunidades de emprego, moradia e serviços educacionais.
Nesse sentido, Lindholm destacou que a atuação do ACNUR neste âmbito se concentra na assistência jurídica para recuperação de documentos de identidade e títulos de propriedade, na reparação de casas e na implementação de projetos-piloto de casas pré-fabricadas.
"Até agora, o ACNUR apoiou a reparação de mais de 13.000 casas e ajudou mais de 240.000 pessoas com serviços de assistência jurídica", enfatizou a representante da agência na Ucrânia.
Leia também
A atualização do ACNUR mostrou que há grande interesse dos refugiados em retornar a regiões como Chernihiv, no norte da Ucrânia, Mykolaiv, no sul do país, e Kharkiv.
Além disso, Lindholm advertiu sobre os efeitos dos últimos ataques, como o da barragem Kakhovka, em 6 de junho, que abastecia centenas de milhares de pessoas com água e agora é "um deserto sob um sol escaldante".
“As necessidades humanitárias após a destruição da barragem são imensas e realmente requerem o apoio contínuo da comunidade internacional agora e no longo prazo”, alertou.
Emocionante: Rússia e Ucrânia fazem troca de prisioneiros de guerra; veja fotos
" gallery_id="64a6f2ffcd77c051da00081d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/onu-afirma-que-76-dos-refugiados-ucranianos-planejam-retornar-aos-seus-locais-de-origem-07072023"]