Logo R7.com
RecordPlus
‌

PERFIL-Felipe 6º, um soberano discreto para tempos de austeridade

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

MADRI (Reuters) - O príncipe Felipe de Bourbon y Grecia se converteu em Felipe 6º depois de mais de 30 anos como herdeiro e de uma vida dedicada exclusivamente à preparação para suceder seu pai, o rei Juan Carlos, que abdicou ao reinado devido a graves problemas de saúde que coincidiram com rumorosos escândalos que deixaram a imagem da coroa espanhola em baixa.

O ex-príncipe Felipe, que tem 46 anos, enfrenta a dura tarefa de convencer os cidadãos espanhóis, cada vez mais desencantados com a família real, sobre a utilidade da monarquia, que no passado já foi extremamente popular.

‌

O "herdeiro mais preparado da história da Espanha", nas palavras de seu antecessor e progenitor, é muito diferente de seu extrovertido pai e prefere um estilo de vida sóbrio, algo que poderia ajudá-lo a limpar a imagem da monarquia enquanto se dissipam as mensagens favoráveis ao retorno da república.

Felipe Juan Pablo y Alfonso de Todos los Santos de Bourbon y Grecia é amável e sabe como fazer que as pessoas se sintam cômodas ao seu redor, embora sem o "consenso" e a simplicidade cordial de seu pai, mas muito longe da rigidez da família real britânica, por exemplo.

‌

"Está bem informado, tem um bom julgamento, mas seguirá conselhos", disse Bieito Rubido, diretor do monarquista e centenário diário ABC.

"E algo que é muito importante na Espanha, não é a simplicidade só, mas saber como se conectar com o povo", acrescentou.

‌

A discreta vida privada daquele que será o novo chefe do Estado com sua esposa plebeia, a ex-jornalista divorciada Letizia Ortiz, e suas duas filhas, se deve tanto à sua personalidade quanto à sua percepção dos tempos.

Os observadores da família real contam que enquanto a comitiva oficial de Juan Carlos passa sinais vermelhos e segue acompanhadas de sirenes de polícia a todo volume, Felipe tenta passar despercebido.

‌

"É uma pessoa séria, o oposto de seu pai, está mais próximo de sua mãe, mais alemão", disse à Reuters José García Abad, jornalista e autor do livro "O príncipe e o rei".

O filho mais novo dos reis da Espanha, que subirá ao trono pela Lei Sálica, que favorece o homem em detrimento da mulher na linha de sucessão, se manteve à margem da corrupção e dos escândalos que minaram a credibilidade da família, fazendo-a parecer alheia ao sofrimento do país.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.