Por que Charles será coroado rei oito meses após a morte da mãe?
Rainha Elizabeth 2ª morreu em 8 de setembro de 2022, mas coroação do primogênito ocorrerá somente no próximo sábado (6)
Internacional|Do R7
O rei Charles 3º assumiu o trono da Grã-Bretanha sem qualquer cerimônia depois que a mãe, a rainha Elizabeth 2ª, morreu aos 96 anos, em 8 de setembro de 2022. A lei britânica especifica que o herdeiro do trono imediatamente se torna rei ou rainha após o falecimento do monarca anterior. Não há período sem um rei ou uma rainha reinante.
A coroação do novo soberano ou soberana só ocorre, no entanto, vários meses após a morte do antecessor. No caso de Charles, que será coroado no próximo sábado (6), esse tempo foi de oito meses. Segundo o site oficial da monarquia britânica, isso acontece porque, antes da cerimônia, o país passa, tradicionalmente, por um período de luto nacional. Esse tempo também dá aos planejadores tempo suficiente para organizar todos os detalhes do evento.
"[A coroação de um novo soberano] segue alguns meses após sua ascensão, após um período de luto e como resultado da enorme preparação necessária para organizar a cerimônia", diz o site.
O período oficial de ascensão ao trono começou em 10 de setembro — dois dias depois da morte da rainha Elizabeth 2ª —, quando o Conselho de Ascensão se reuniu no Palácio de St. Hames para proclamar o rei Charles 3º como o novo soberano do Reino Unido. A partir daí, começaram as várias etapas que se dão até a coroação, incluindo as necessárias visitas à Irlanda do Norte e ao País de Gales.
A coroação de Charles ocorrerá na Abadia de Westminster, diante de 2.000 convidados. Entre eles, estão chefes de Estado — incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, realeza de outras monarquias e membros da sociedade civil.
Ao contrário da mãe, que, em 1953, foi coroada em cerimônia de três horas com 8.000 convidados e uma carruagem do século 18, Charles terá uma coroação mais simples e moderna. O evento será limitado a pouco mais de uma hora e contará com uma carruagem climatizada, com ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica. O veículo de quatro rodas passará por um trajeto de 2,1 km até chegar à Abadia.