Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Quarto dia de protestos islamitas em Bangladesh tem saldo de 23 mortos

Autoridades ordenaram a ação do exército em regiões afetadas pelos distúrbios

Internacional|Do R7

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas em Bangladesh
Pelo menos 23 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas em Bangladesh

Pelo menos 23 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas em Bangladesh neste domingo (3), o quarto dia de confrontos entre opositores islamitas, forças da ordem e ativistas pró-governo, informa a imprensa local.

As autoridades ordenaram a ação do exército em regiões afetadas pelos distúrbios, que se sucedem em meio a uma greve de dois dias convocada pelo partido opositor Jamaat-e-Islami (JeI) para protestar contra a condenação à morte de um líder islamita acusado de crimes na guerra que em 1971 levou à independência de Bangladesh.

Os enfrentamentos começaram na manhã em diversos pontos do país, e a maioria das mortes foi registrada em cidades situadas no norte, onde a tensão continua. Segundo a agência estatal "UNB", 11 pessoas faleceram por causa de disparos feitos pelas forças de segurança contra seguidores do JeI e sua ala jovem na cidade de Bogra, no distrito de Shahjahanpur.

Outras seis pessoas — incluindo uma mulher e um menor — morreram em choques no distrito de Godagari, e também houve incidentes de diversa natureza no centro do país. Bangladesh é há semanas palco de violentas mobilizações promovidas por grupos islamitas e anti-islamistas que protestam pelo desenvolvimento de uma série de julgamentos por crimes de guerra.

A maior parte dos acusados e todos os condenados até o momento são membros do Jamaat-e-Islami, um partido que durante o conflito se aliou ao Paquistão, país ao qual Bangladesh pertencia. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.