Reunião entre Trump e Putin deve tratar de assuntos além de Ucrânia, diz imprensa russa
Líderes de EUA e Rússia vão discutir ampla pauta, enquanto Europa teme impactos e possíveis concessões na guerra da Ucrânia
Internacional|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A cúpula entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia Vladimir Putin, deve abordar “todo o espectro de relações” entre os dois países, e não somente a Ucrânia e a cooperação econômica bilateral, afirmou o representante especial do Kremlin para cooperação econômica com países estrangeiros, Kirill Dmitriev, segundo a agência RIA Novosti.
Dmitriev também descreveu o clima antes da reunião como “combativo”.
A imprensa russa informa que o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov declarou que, em princípio, “haverá uma conversa cara a cara, que contará com a participação de assessores”.
Em seguida, ocorrerão negociações no formato das delegações, possivelmente durante um almoço de trabalho. “Depois, os líderes se separarão por um tempo e, mais tarde, se reunirão para uma coletiva de imprensa conjunta”, continuou.
O porta-voz havia indicado que todo esse processo pode levar, pelo menos, de 6 a 7 horas.
Desfecho ‘produtivo’
Segundo a agência de notícias Interfax, Peskov acrescentou ainda que as negociações entre Putin e Trump devem ter um desfecho “produtivo” para ser possível falar em uma reunião trilateral posterior com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
A cúpula Trump-Putin, sem participação da Europa ou de Kiev, preocupa líderes europeus e levanta temores de uma “nova ordem mundial”, com possíveis concessões de território ucraniano à Rússia.
Qual é o objetivo da reunião entre Trump e Putin?
A reunião entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, deve abordar "todo o espectro de relações" entre os dois países, incluindo não apenas a Ucrânia, mas também a cooperação econômica bilateral.
Como está o clima antes da reunião?
O clima antes da reunião foi descrito como "combativo" pelo representante especial do Kremlin para cooperação econômica, Kirill Dmitriev.
Como será a estrutura da reunião?
O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, informou que haverá uma conversa cara a cara entre os líderes, com a participação de assessores. Em seguida, ocorrerão negociações em formato de delegações, possivelmente durante um almoço de trabalho. Após isso, os líderes se separarão por um tempo e, mais tarde, se reunirão para uma coletiva de imprensa conjunta.
Quanto tempo deve durar a reunião?
Peskov indicou que todo o processo da reunião pode levar, pelo menos, de 6 a 7 horas.
Qual é a expectativa em relação ao desfecho das negociações?
Segundo a agência de notícias Interfax, as negociações entre Putin e Trump devem ter um desfecho "produtivo", o que poderia possibilitar uma reunião trilateral posterior com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Quais são as preocupações dos líderes europeus em relação a essa reunião?
A cúpula entre Trump e Putin, sem a participação da Europa ou de Kiev, preocupa líderes europeus e levanta temores sobre uma "nova ordem mundial", com possíveis concessões de território ucraniano à Rússia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
