Internacional Rússia transfere aviões com mísseis hipersônicos para fronteira cercada por países-membros da Otan

Rússia transfere aviões com mísseis hipersônicos para fronteira cercada por países-membros da Otan

Caças MiG-31E equipados com mísseis hipersônicos Kinzhal estarão disponíveis para uso em Kaliningrado já nesta sexta-feira (19)

Reuters

Resumindo a Notícia

  • Imprensa russa divulgou que as Forças Armadas do país deslocaram 3 caças para Kaliningrado
  • Os MiG-31E são equipados com mísseis hipersônicos Kinzhal
  • Região de Kaliningrado fica entre Polônia e Lituânia, países-membros da Otan
MiGs estarão prontos para uso em Kaliningrado em menos de 24 horas

MiGs estarão prontos para uso em Kaliningrado em menos de 24 horas

Maxim Shemetov/Reuters - 7.5.2022

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta quinta-feira (18) que três aviões de guerra MiG-31E equipados com mísseis hipersônicos Kinzhal foram realocados para a região de Kaliningrado, informou a agência Interfax.

A agência de notícias estatal russa RIA citou o ministério dizendo que os jatos MiG estariam em serviço 24 horas.

Kaliningrado — um exclave russo na costa do Báltico, localizado entre os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e da União Europeia Polônia e Lituânia — tornou-se um ponto de tensão depois que a Lituânia agiu para limitar o trânsito de mercadorias para a região através de seu território, com a Rússia prometendo retaliação.

As tensões na região aumentaram ainda mais desde que a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia, seis meses atrás, no que chama de "operação militar especial". O grande ponto dos mísseis hipersônicos Kinzhal MiG-31E é que eles podem carregar ogivas nucleares na munição, levando uma maior tensão à região.

Mais cedo nesta quinta-feira, o Ministério da Defesa da Finlândia disse que dois jatos russos MiG-31 eram suspeitos de ter violado o espaço aéreo perto da cidade de Porvoo, no golfo da Finlândia, a 150 km da Rússia.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, comentou os anúncios da Rússia sobre o reposicionamento de equipamentos para defesa e dissuasão como nonsense.

"A Rússia não enfrenta uma ameaça da Otan. A Rússia não enfrenta uma ameaça da Finlândia. A Rússia não enfrenta uma ameaça de nenhum outro país", disse Price a repórteres.

Últimas