Taiwan começa a se preparar para eventual ataque da China; anexação faz parte do ‘sonho de Xi Jinping’
Governo vai distribuir manual de defesa civil; especialista analisa a situação na região
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo de Taiwan começou a distribuir milhões de manuais de defesa civil para residências em toda a ilha, em meio ao aumento das tensões com a China. O material atualizado traz orientações sobre como agir em caso de invasão, incluindo instruções para lidar com soldados inimigos e alerta para que qualquer anúncio de rendição seja considerado falso. O documento também ensina a localizar abrigos antiaéreos e montar kits de emergência.
Para Igor Lucena, doutor em Relações Internacionais, a medida reflete um risco real de conflito no longo prazo. Ao Conexão Record News de segunda-feira (17), ele explica que a China mantém planos de anexação militar de Taiwan, embora tenha adiado essa estratégia por dois fatores: os impactos das sanções contra a Rússia e a desaceleração da economia chinesa.
“O sonho do Partido Comunista de Xi Jinping é entrar para a história como o líder que reunificou a China desde a época do Império. Então, por mais complexo que seja e difícil, dado o cenário de hoje, isso vai ficar sempre dentro dos planos”, comenta o especialista.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
