Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal Penal Internacional vai abrir investigação sobre crimes de guerra na Ucrânia

Procurador do TPI diz que analisará possíveis crimes cometidos pelas duas partes envolvidas no conflito

Internacional|

Refugiados da Ucrânia chegam à fronteira da Polônia
Refugiados da Ucrânia chegam à fronteira da Polônia Refugiados da Ucrânia chegam à fronteira da Polônia

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou nesta segunda-feira (28) a abertura "o mais rápido possível" de uma investigação sobre a situação na Ucrânia, mencionando "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade". O TPI, com sede em Haia (Holanda), é um tribunal de justiça internacional que julga genocídio, violações à humanidade e infrações de guerra.

"Estou convencido de que há uma base razoável para acreditar que supostos crimes de guerra e crimes contra a humanidade tenham sido cometidos na Ucrânia" desde 2014, declarou o procurador do TPI, Karim Khan, em comunicado.

Na semana passada, Khan havia expressado sua "crescente preocupação" com os recentes acontecimentos na Ucrânia e pedido às partes em conflito que respeitassem o direito internacional humanitário. 

“Dada a expansão do conflito nos últimos dias, é minha intenção que esta investigação inclua também quaisquer novos supostos crimes que sejam da competência do meu Gabinete e que sejam cometidos por qualquer uma das partes em conflito em qualquer parte do território da Ucrânia", ressaltou.

Publicidade

A Ucrânia não é signatária do Estatuto de Roma, o tratado internacional que criou o TPI, mas reconheceu formalmente a jurisdição do tribunal para crimes cometidos em seu território. 

A antecessora de Khan, Fatou Bensouda, afirmou, em dezembro de 2020, que desde 2014 foi cometida na Ucrânia uma "ampla gama de condutas que constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade" e pediu uma investigação completa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.