Logo R7.com
RecordPlus

Trump convida líderes europeus para reunião com Zelensky na Casa Branca na segunda

Trump esteve reunido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas não houve acordo para um cessar-fogo

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Trump convida líderes europeus para reunião com Zelensky na Casa Branca na próxima segunda-feira.
  • Reunião visa discutir soluções para encerrar a guerra na Ucrânia após encontro sem acordo com Putin.
  • Trump defende um acordo de paz definitivo em vez de um cessar-fogo temporário.
  • Zelensky apoia a proposta de uma reunião trilateral entre Rússia, EUA e Ucrânia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump convida líderes europeus para reunião com Zelensky
Trump convida líderes europeus para reunião com Zelensky HANDOUT / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou líderes europeus para participarem de uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, marcada para a próxima segunda-feira (18). A informação foi divulgada pela Reuters e pelo jornal The New York Times.

O encontro deve discutir os próximos passos para tentar encerrar a guerra na Ucrânia. Na sexta-feira (15), Trump esteve reunido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas não houve acordo para um cessar-fogo.


LEIA TAMBÉM

Putin classificou a conversa como “útil” e disse esperar uma solução pacífica para o conflito. Já Trump afirmou que o foco agora é buscar um acordo de paz definitivo, e não apenas um cessar-fogo temporário.

“A melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre Rússia e Ucrânia é um acordo de paz, e não apenas um cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta”, escreveu em sua rede Truth Social neste sábado (16).


O chanceler alemão, Friedrich Merz, apoiou a posição e declarou que um acordo abrangente pode ser mais eficaz do que um cessar-fogo, desde que seja alcançado rapidamente.

Zelensky também se manifestou, dizendo que apoia a proposta de uma reunião trilateral entre Rússia, EUA e Ucrânia. Segundo ele, esse formato seria adequado para discutir diretamente os pontos centrais do conflito.


Após o encontro com Putin, Trump telefonou para Zelensky e líderes da Otan. A ligação, que durou cerca de uma hora, contou com a presença de seis chefes de governo europeus: Friedrich Merz (Alemanha), Keir Starmer (Reino Unido), Giorgia Meloni (Itália), Alexander Stubb (Finlândia), Karol Nawrocki (Polônia) e Emmanuel Macron (França).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.