Venezuela e Israel concordam em restabelecer relações consulares após anos de ruptura
Governos destacam a importância dos vínculos históricos e da comunidade judaica na Venezuela
Internacional|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os governos da Venezuela e de Israel anunciaram que irão implementar um mecanismo para restabelecer as relações consulares.
A decisão ocorre após a visita de uma delegação israelense ao território venezuelano por ocasião do duplo terremoto registrado no final de junho, pondo assim fim à ruptura das relações diplomáticas que perdurava desde 2009.
“Os dois países concordam em estabelecer um mecanismo de coordenação que permita a prestação de serviços consulares aos respectivos cidadãos residentes no outro país, conforme necessário”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela em um comunicado.
Veja Também

Internacional
‘Consequências são diferentes’, diz geólogo ao comparar terremotos na Colômbia e Venezuela

JR na TV
Venezuela, Japão, Colômbia: por que três grandes terremotos aconteceram nas últimas semanas?

Internacional
Diálogo do chavismo com a oposição começa na Venezuela: quem participa e o que será debatido?
Além disso, destacou que “ambos os governos reconhecem a importância do vínculo” entre Israel e “a comunidade judaica residente na Venezuela”, o que “constitui uma importante ponte de amizade histórica entre os dois países”.
As partes também concordaram em “permitir a continuidade da cooperação técnica bilateral decorrente dos esforços de emergência e recuperação após o duplo terremoto” de magnitude 7,2 e 7,5 registrado no último dia 24 de junho no norte do país, que deixou 6.301 mortos.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, comemorou nas redes sociais que essa medida permite “criar um canal de coordenação oficial entre Israel e a Venezuela, que não mantêm relações diplomáticas entre si desde 2009”.
“Como se lembram, uma missão de ajuda partiu para a Venezuela após os terremotos ocorridos no país em 24 de junho. A missão foi liderada pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Comando de Retaguarda, e prestou assistência profissional aos esforços de emergência e reabilitação no país”, lembrou ele.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp









