Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vídeos mostram momento em que robô acha destroços do Titan, que tentava chegar ao Titanic

Expedição em junho de 2023 levava bilionários e um pesquisador até o fundo do oceano atlântico

Internacional|Do R7

Parte traseira do Titan que foi encontrada no fundo do oceano Guarda Costeira dos EUA - 16.09.2024

O submersível Titan implodiu no dia 18 de junho de 2023 durante uma expedição que faria uma visita aos destroços do Titanic. Todos os tripulantes morreram instantaneamente. Dias depois do desastre, um robô controlado remotamente encontrou os destroços do mini-submarino no fundo do oceano atlântico e há centenas de metros do famoso navio que afundou em 1912.

Nos dois vídeos abaixo, você pode ver o momento em que os destroços são localizados. No primeiro, é possível visualizar a parte de trás do veículo:

Neste outro vídeo, o robô mostra outras partes do Titan:


Estas imagens foram reveladas pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. A entidade está fazendo esta semana uma audiência para tratar dos eventos que levaram à implosão do submersível e levantar eventuais responsabilidades.

COMO TUDO ACONTECEU


Stockton Rush (CEO da OceanGate) embarcou com os bilionários Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e com o pesquisador Paul-Henri Nargeolet na expedição que desceria a 4.000 metros de profundidade no Oceano Atlântico para visitar os destroços do Titanic, o famoso navio que afundou em 14 de abril de 1912 após se chocar contra um iceberg.

Submersível Titan implodiu durante expedição ao Titanic
Submersível Titan implodiu durante expedição ao Titanic Divulgação

O desaparecimento do Titan — a base num navio perdeu contato com o submarino minutos após o início do trajeto — virou uma comoção mundial, com a mídia acompanhando minuto a minuto os trabalhos de resgate de equipes do Canadá e Estados Unidos. Ainda não se sabia que o veículo tinha implodido e como havia um tempo de oxigênio disponível, vários esforços foram feitos na tentativa de encontrar os tripulantes com vida.


Inicialmente acreditava-se que o Titan poderia ter ficado preso em algum lugar próximo ao Titanic e a guarda costeira dos EUA chegou a capturar sons vindos do fundo do mar, o que fez com que as buscas fossem intensificadas. Até um robô-submarino francês foi incorporado às buscas.

Mas todos esses esforços que duraram dias foram em vão. Porque o Titan implodiu poucos minutos após submergir e estima-se que isso tenha acontecido a 1.600 metros de distância do Titanic. O minissubmarino, que já havia feito várias viagens ao famoso navio, não suportou a pressão do fundo do mar e implodiu, matando instantaneamente as cinco pessoas que estavam a bordo.

O acidente fez com que todas as expedições da OceanGate fossem interrompidas. Até hoje a empresa não oferece mais este tipo de serviço. Os destroços do Titan foram resgatados para análises mais específicas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.