Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após onda de calor, temperatura máxima em BH deve cair até 10° C

Inmet emitiu um alerta de tempestades e ventania para 444 cidades mineiras; feriado deve ter chuva em boa parte do Estado

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Capital deve ter céu encoberto e chuvas intensas
Capital deve ter céu encoberto e chuvas intensas Capital deve ter céu encoberto e chuvas intensas

O feriado de 12 de outubro em Minas Gerais deve ser marcado por chuvas intensas e queda nas temperaturas em praticamente todo o Estado, de acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O órgão, inclusive, já divulgou um alerta de tempestade para 444 cidades mineiras.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, as regiões Sul, Zona da Mata e Central já podem registrar precipitações nas próximas horas, mas as chuvas vão se tornar mais intensas entre domingo (10) e segunda-feira (11). Já na terça-feira (12), durante o feriado, o Norte e o Leste do Estado devem ter chuvas significativas, assim como o restante de Minas Gerais.

Moradores da capital mineira relataram uma mudança no clima nesta quinta-feira (7), quando a temperatura em Belo Horizonte reduziu e a umidade aumentou consideravelmente. Segundo Azevedo, esse fenômeno era previsto, já que as chuvas, principalmente durante as madrugadas, aliviaram a umidade relativa do ar e causou uma queda nos termômetros.

— No decorrer desta semana, as máximas em Belo Horizonte caíram de 33° C para 25° C, uma queda notável. A expectativa é que o calor em BH tenha ido embora de vez.

Publicidade

Os dados da Defesa Civil Municipal mostram a intensidade das precipitações que caíram na capital nos últimos dias. As regiões do Barreiro, Pampulha e Centro-Sul já receberam mais de 50% da chuva prevista para outubro nos primeiros sete dias do mês, enquanto a regional Noroeste, que teve até queda de granizo, já acumula quase 90% do esperado para outubro.

Nos próximos dias, a capital deve registrar mínimas entre 14° C e 16° C, enquanto as máximas não devem passar dos 24° C. O céu deve ficar bastante encoberto com possibilidade de chuvas a qualquer hora e a umidade do ar deve se aproximar dos 100%.

Publicidade

Minas em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tempestades de até 100 milímetros por hora e ventos de até 100 km/h com possibilidade de queda de granizo e corte de energia elétrica. O comunicado lista 444 cidades mineiras das regiões Leste, Sul, Sudeste, Oeste e Centro-Oeste. O alerta é válido até às 11h desta sexta-feira (8), mas pode ser renovado a qualquer momento. A lista de cidades está disponível neste link.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Pablo Nascimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.