‘Banco de tempo’ traz mais dinamismo e confronto direto ao debate da RECORD Minas em BH
Produção multiplataforma garante acesso de qualquer parte do mundo para acompanhar o embate entre os candidatos à prefeitura da capital mineira
Minas Gerais|Do R7
O debate da RECORD Minas com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte em 2024 chega com novidades para garantir ao eleitor a oportunidade de conhecer mais as propostas e modo de pensar dos candidatos. Marcado para o dia 28 de setembro, à partir das 20h40, o programa adotará o modelo de “banco de tempo” para garantir mais dinamismo e favorecer o confronto direto entre os postulantes.
O formato “banco de tempo” não limita o número vezes que cada concorrente poderá falar. A dinâmica será a seguinte: o candidato, quando chamado para fazer pergunta ou responder, terá um tempo estipulado de participação. Caberá a quem pergunta e a quem responde administrar o tempo da própria fala. Assim, cada político poderá falar quantas vezes quiser durante o confronto, desde que dentro do limite de tempo estabelecido.
O debate da RECORD Minas em 2024 será dividido em três blocos com confronto direto entre os candidatos e temas livres. Em cada rodada, o concorrente terá a chance de fazer uma pergunta e apresentar uma resposta.
A mediação será feita pelo apresentador Lair Rennó. Com uma bagagem de quase três décadas de profissão, o jornalista acredita que o modelo proposto pela emissora aprofunda a análise de temas de interesse da população e dá ao eleitor mais elementos para a definição do voto. “A expectativa é a melhor possível porque o nosso debate é diferente dos demais, já que tem o banco de tempo. Cada candidato vai administrar seu tempo de pergunta e resposta. O eleitor vai ter a possibilidade de saber quais são, de fato, as ideias, propostas e argumentos de cada candidato e teremos uma interferência menor do mediador”, destaca.
O cientista político Bruno Soller, do Instituto RealTime Big Data, também reconhece o impacto do formato escolhido. “É um modelo de debate que é um sucesso nos Estados Unidos porque deixa mais leve. Não fica aquela coisa engessada dos debates em que um corta e o outro fala. Isso vai mostrando a desenvoltura dos candidatos. Aquele momento do debate é o momento em que ele precisa se diferenciar. É a hora em que o candidato se mostra para a população e diz ao eleitor o que vai fazer e o porquê o outro é pior que ele. Se o candidato estiver mais solto e com boa desenvoltura, ele pode ser beneficiado nesse modelo”, comentou o especialista.
Seguido as regras da Justiça Eleitoral, foram convidados a participar do programa os sete candidatos de partidos que têm ao menos cinco representantes no Congresso Nacional. São eles: Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel Azevedo (MDB), Mauro Tramonte (Republicanos) e Rogério Correia (PT).
Debate em todas as telas
O debate da RECORD Minas, mais uma vez, aposta na tecnologia para garantir acessibilidade do eleitor. Além da tradicional exibição na TV, o programa será transmitido simultaneamente no canal da emissora no YouTube, no Portal R7 no Playplus, serviço de streaming do grupo. Assim, o programa poderá ser acompanhado de qualquer parte do mundo, seja pelo celular, tablet ou smart TV.
Para completar, os internautas vão acompanhar pelas redes sociais conteúdos exclusivos de bastidores e dos momentos que antecedem o debate. Durante e após o programa, os seguidores da emissora nas plataformas digitais e os leitores do Portal R7 terão destaques dos melhores momentos e poderão rever as participações dos candidatos na íntegra.
Para receber o lembrete do debate da RECORD Minas, CLIQUE AQUI, inscreva-se no canal da emissora no Youtube e ative o sino de notificações. Acompanhe todas as novidades pelo Instagram, NESTE LINK. Também baixe o Playplus no seu celular e tablet ou acesse playplus.com.
Serviço
Debate RECORD Minas 2024 com candidatos à Prefeitura de BH
Data: 28 de setembro de 2024
Horário: 20h40
Onde assistir: RECORD Minas na TV, Youtube da emissora, R7 e no PlayPlus.