BH continua em alerta e deve ter mais 2 semanas de chuvas fortes
De acordo com o Inmet, chuvas não serão ininterruptas, mas devem ocorrer pancadas fortes entre o fim da tarde e a noite
Minas Gerais|Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7
Belo Horizonte pode registrar chuvas significativas durante as próximas duas semanas, segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A capital mineira continua em alerta para novos temporais nos próximos dias.
De acordo com o meteorologista Cléber Souza, a frente fria que se formou em Minas Gerais está perdendo força e, com isso, as precipitações não serão mais ininterruptas, como as que foram registradas em Belo Horizonte no domingo (7). Mesmo assim, a capital ainda deve ter muitos dias de nebulosidade e chuva.
— Podemos ter duas semanas seguidas de chuva, mas que irão ocorrer mais no fim da tarde e de noite. Esse fenômeno é associado ao calor, já que o sol voltou a dar as caras.
Veja: Moradores realizam protesto em BH após chuvas alagarem casas
As fortes chuvas que causaram estragos na capital mineira entre sexta-feira (5) e domingo (7) foram causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul. O fenômeno, que passou por Belo Horizonte no fim de semana, segue em direção à Bahia, afetando o Norte e o Leste de Minas, regiões que estão sob alerta nos próximos dias.
Leia também
A principal central meteorológica do Inmet, localizada no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de BH, registrou 218,9 milímetros de chuva em três dias, o que representa 21% a mais do que o esperado para fevereiro. Em outros pontos de medição, como na Pampulha e em Sete Lagoas, o excedente de chuva pode chegar a 36%.
Alertas
De acordo com o Inmet, a região metropolitana de Belo Horizonte continua em alerta, já que podem ser registradas chuvas de até 100 milímetros até às 9h de terça-feira (9), junto com ventos de até 100 km/h e raios.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli