Logo R7.com
Logo do PlayPlus

BH registra em 2020 o segundo ano mais chuvoso da história da cidade

Com volume de 2.338 milímetros, 2020 só ficou atrás do ano de 1983; início de 2021 pode ter menos chuvas, aponta especialista

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

2020 foi o 2º ano mais chuvoso da história de BH
2020 foi o 2º ano mais chuvoso da história de BH

O ano de 2020 foi o segundo mais chuvoso da história de Belo Horizonte.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o volume de 2.338 milímetros do ano passado só foi menor do que o registrado em 1983, quando 2.509,8 milímetros de chuva caíram na capital.

O meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, explica que o grande volume de chuvas no ano foi causado, principalmente, pelo rigor dos fenômenos climáticos durante o verão, principalmente nos três primeiros meses do ano.

— As condições típicas da estação, como o padrão de vento em superfície e em altos níveis atmosféricos, contribui para o grande volume de chuvas em Belo Horizonte.


Veja: Fotos mostram destruição causada por chuvas em Belo Horizonte

Além disso, Azevedo relembra o grande volume registrado em janeiro de 2020, que deixou um rastro de destruição em várias regiões de BH. De acordo com o próprio Inmet, o primeiro mês do ano foi o janeiro mais chuvoso da história da capital mineira.


Ruas de BH ficaram destruídas após chuvas de janeiro
Ruas de BH ficaram destruídas após chuvas de janeiro

Janeiro foi determinante para esse número. Foram quase 1.000 milímetros naquele mês, um volume muito significativo.

Como será 2021?


O meteorologista Claudemir de Azevedo prefere não fazer nenhuma previsão para o ano inteiro. Mas, segundo ele, os dados mostram que o verão de 2021 em Minas não será tão chuvoso quando o anterior.

— Ainda é cedo para afirmar algo com total certeza, mas é possível que as chuvas até março fiquem dentro ou até mesmo abaixo da média em quase todo o Estado. Apenas no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro é que deve chover um pouco mais.

Veja: Temporal em Nova Era (MG) destrói telhados e deixa cidade sem luz

Apesar dos grandes estragos causados pelos temporais do ano passado em BH e outras partes de Minas, o meteorologista ressalta a importância da regularidade do período chuvoso durante o verão.

— Como as precipitações se tornam escassas durante o outono e inverno, as chuvas que acontecem até março são as principais responsáveis pela garantia do abastecimento durante o restante do ano.

Confira o ranking dos anos mais chuvosos da história de Belo Horizonte:

1º lugar - 1983: 2.509,8 mm

2º lugar - 2020: 2.338 mm

3º lugar - 1945: 2.268,3 mm

4º lugar - 1985: 2.266,3 mm

5º lugar - 1926: 2.239 mm

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.