BH: vacinação de pessoas com comorbidade atinge 55% do público
Prefeitura calcula grupo em 300 mil mas, até agora, menos de 170 mil pessoas foram a um posto de saúde para se vacinarem
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Um mês depois do início da vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidade em Belo Horizonte, apenas 55% do público-alvo estimado pela prefeitura compareceu a um dos postos de saúde para tomar a primeira dose da vacina.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Executivo municipal na última sexta-feira (4), das 875.525 doses aplicadas até o momento, 167.534 foram aplicadas a pessoas com comorbidades, deficiências ou gestantes e puérperas com pré-condições já existentes.
Veja: Vacina em BH: 42% dos grupos de comorbidade não se cadastraram
A prefeitura estimou este grupo em pouco mais de 300 mil pessoas. Ou seja, de cada 100 pessoas que se enquadram nessas prioridades, 55 foram vacinadas e 45 ainda não compareceram a um posto de saúde para receberem a primeira dose.
As doses separadas para este grupo prioritário e ainda não utilizadas por quem tem direito a ser vacinado, permitiram que a campanha de imunização contra a covid-19 fosse ampliada para outros grupos, como o de pessoas sem comorbidade.
Leia também
Vacinação em BH
Passados quase cinco meses do início da campanha de vacinação contra a covid-19, Belo Horizonte começa a imunizar, nesta segunda-feira (7), a população em geral que não tem comorbidades.
A primeira faixa etária atendida será a de moradores com idades entre 59 e 56 anos completos até 30 de junho, seguindo o calendário abaixo. O grupo tem aproximadamente 96 mil pessoas.
Confira o calendário de vacinação para esta semana:
- Segunda-feira (7): pessoas de 59 anos, completos até dia 30 de junho, exclusivamente moradores de Belo Horizonte;
- Terça-feira (8): pessoas de 58 anos, completos até dia 30 de junho, exclusivamente moradores de Belo Horizonte;
- Quarta-feira (9): pessoas de 57 anos, completos até dia 30 de junho, exclusivamente moradores de Belo Horizonte;
- Quinta-feira (10): trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores); trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
- Sexta-feira (11): pessoas de 56 anos completos até dia 30 de junho;
- Sábado (12): caminhoneiros cadastrados.