Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros confirmam 5 mortos em Santa Maria de Itabira (MG)

Mais três corpos foram resgatados após soterramento na cidade; bombeiros buscam, agora, criança de 5 anos que está desaparecida

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Gabriel Rodrigues e Regiane Moreira, da RecordTV Minas

A cidade de Santa Maria de Itabira está coberta de lama, depois que a água baixou
A cidade de Santa Maria de Itabira está coberta de lama, depois que a água baixou A cidade de Santa Maria de Itabira está coberta de lama, depois que a água baixou

O Corpo de Bombeiros resgatou, na madrugada desta segunda-feira (22), os corpos de três pessoas que morreram soterradas após o desabamento de casas em Santa Maria de Itabira, cidade que fica a 136 km de Belo Horizonte. Com isso, já são cinco o número de óbitos causados por causa das chuvas que atingiram o município neste fim de semana.

As buscas continuam no local, já que há suspeita de que outras pessoas estariam nos imóveis que vieram abaixo com as chuvas. Entre elas, estaria uma criança, de cinco anos de idade, que ainda não foi encontrada.

O temporal que caiu na região deixou a cidade isolada e dificultou o acesso do socorro aos moradores. A rodovia MG-129, principal via que leva ao município, registrou duas quedas de barreira, que obstruíram o acesso. A ajuda teve que ser feita por meio de helicópteros.

Além dos desabamentos de imóveis, a cidade sofreu com alagamentos. A água invadiu casas, estabelecimentos comerciais e o Centro de Educação Infantil municipal.

Publicidade

De acordo com o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o foco é encontrar a criança de cinco anos, que está soterrada em meio a lama e escombros do imóvel que desabou. Para isso, reforços de Belo Horizonte e Governador Valadares foram deslocados, de helicóptero, para a cidade. 

Ainda segundo Aihara, na cidade de Manhuaçu, onde o nível das águas do rio homônimo subiram muito na última sexta-feira (19), a situação está mais controlada. 

Publicidade

— Os bombeiros atuaram lá durante todo o fim de semana. Tivemos muitas pessoas retiradas porque estavam ilhadas. O nosso sistema está sendo desmobilizado neste momento.

Ajuda

Publicidade

Desde o domingo, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Civil atuam no resgate e socorro aos moradores atingidos. A cidade vizinha de Itabira recolheu doações de moradores e enviou para Santa Maria de Itabira itens como água, material de limpeza e de higiene pessoal, além de alimentos.

Na tarde, deste domingo (21), o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), esteve na cidade para acompanhar as ações de assistência e lamentou a tragédia.

— Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda.

De acordo com Zema, "um caminhão com ajuda humanitária com colchões e kits de higiene também já partiu rumo ao município".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.