Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colégio Militar de BH anuncia volta das aulas presenciais mais uma vez

Atividades serão retomada após uma nova decisão judicial que libera a volta dos estudantes; aulas foram confirmadas já para esta sexta-feira (2)

Minas Gerais|Caio Silva* e Pablo Nascimento, do R7

Aulas presenciais voltarão nesta sexta-feira (2)
Aulas presenciais voltarão nesta sexta-feira (2) Aulas presenciais voltarão nesta sexta-feira (2)

O Colégio Militar de Belo Horizonte anunciou, mais uma vez, que irá retomar as aulas presenciais, nesta sexta-feira (2).

O Exército Brasileiro, que administra a escola, informou que irá manter o revezamento dos alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio, seguindo os protocolos sanitários previstos por causa da pandemia da covid-19. 

A retomada das aulas vai acontecer após uma nova decisão do desembargador Jirair Aram Meguerian, publicada nesta terça-feira (29), que autorizou as atividades na instituição. Em seu despacho, Aram manteve a proibição para professores civis trabalharem presencialmente. 

Impasse

Publicidade

O retorno das aulas presenciais no colégio, que estava suspensa desde o dia 18 de março, se tornou uma batalha na Justiça. Após o anúncio da retomada no dia 17 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais entrou com um pedido na Justiça para que que todos os professores permanecessem trabalhando de forma remota devido à pandemia da covid-19

No dia 19 de setembro, a Jusitça acatou o pedido do sindicato e as aulas presenciais no colégio foram paralisadas novamente. A decisão ainda previu uma multa de R$ 50 mil por dia por descumprimento, caso o colégio continuasse com as aulas. 

Publicidade

Mesmo com a decisão judicial, o Colégio Militar manteve as aulas presenciais, ministradas por professores militares. No dia 21 de setembro, a instituição acatou um pedido da Justiça para suspender as atividades.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de BH informou que "está estudando o caso para decidir que providências irá tomar". 

Publicidade

Aulas presenciais em BH

As aulas presenciais em Belo Horizonte estão suspensas desde o dia 18 de março. Um anúncio do Governo Estadual autorizou a retomada das atividades presenciais em Minas a partir do dia 5 de outubro. 

Na decisão, o governo disse que caberia a cada prefeitura dos 853 municípios mineiros a autorizar a retomada das aulas presenciais ou não.

Após o anúncio, o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), publicou um decreto que suspendeu o alvará de funcionamento de todas as escolas infantis, fundamentais e de ensino médio.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.