Minas Gerais Com 6 mortes por covid, cidade de MG tem 'lockdown' antes do Natal

Com 6 mortes por covid, cidade de MG tem 'lockdown' antes do Natal

Prefeitura de Santa Maria do Suaçuí suspendeu o comércio não-essencial até 15 de dezembro e impôs multa de R$ 300 para quem furar toque de recolher

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7, e Marcella Gasparete, da RecordTV Minas

Só o comércio essencial vai poder funcionar na cidade mineira

Só o comércio essencial vai poder funcionar na cidade mineira

Reprodução / Google Street View

A Prefeitura de Santa Maria do Suaçuí, a 358 km de Belo Horizonte, decidiu endurecer as medidas contra a covid-19 e decretou um “lockdown” entre os dias 2 e 15 de dezembro.

O decreto da prefeitura, que faz parte de um programa chamado “Natal com Saúde”, determina um toque de recolher de 21h até às 6h do dia seguinte. Só poderão sair de casa os trabalhadores da saúde, segurança, serviço público e serviços essenciais, incluindo os de entrega. Quem não respeitar o toque de recolher poderá ser multado em R$ 300 e indiciado por crimes contra a saúde pública.

Entre os dias 2 e 15 de dezembro, o comércio considerado não-essencial ficará suspenso. Bares e restaurantes só poderão atender por delivery ou para retirada no balcão. Além disso, qualquer reunião pública ou privada, mesmo entre familiares que não moram na mesma casa, está proibida.

Veja: Kalil alerta que vai fechar BH caso "baderna" da covid não acabe

A fiscalização destas normas vai contar com o apoio da Polícia Militar e do Ministério Público Estadual. O decreto poderá ser prorrogado caso a situação da pandemia na cidade não esteja controlada.

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado na quarta-feira (3), Santa Maria do Suaçuí tem 6 mortes pela covid-19 e 428 casos confirmados, além de 280 pessoas em isolamento domiciliar e cinco pacientes internados. No decreto, a prefeitura afirma que a cidade, que tem uma população de cerca de 15 mil habitantes, possui 285 pessoas com o vírus atualmente.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas