Detentos são transferidos de presídio por risco em barragem
Prefeitura de Itabirito interditou ruas para garantir segurança no processo de transferência; ao todo, 113 pessoas foram retiradas do local
Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*, com Pedro Spinelli da Record TV Minas
Mais de 100 detentos do presídio de Itabirito, a 57 km de Belo Horizonte, foram transferidos na tarde desta quinta-feira (28) para outras unidades da região.
A medida tomada pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais é uma ação preventiva por causa da elevação do nível de risco das barragens de Forquilhas I e III, localizadas em Ouro Preto. A decisão visa resguardar a vida dos detentos sob custódia do Estado.
A pasta informou que os presos foram transferidos para unidades de municípios próximos e que, por medida de segurança, os locais não serão divulgados.
De acordo com a Prefeitura de Itabirito, ruas próximas à penitenciária foram interditadas para dar segurança no processo de transferência, que foi feita por meio de ônibus cedidos pela Vale.
Simulação
De acordo com a Defesa Civil Estadual, haverá uma simulação de evacuação emergencial neste domingo (31), para as famílias que se encontram nas áreas de autossalvamento. Ainda segundo a instituição, a situação das barragens está sendo monitorada 24h por dia e qualquer nova informação será divulgada.
*estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli