Minas Gerais Festival gastronômico de bares faz homenagem aos 300 anos de Minas

Festival gastronômico de bares faz homenagem aos 300 anos de Minas

Dez restaurantes de BH participam do "Bar em Bar" com pratos que representam regiões de MG; clientes podem ir até os locais ou pedir em casa

  • Minas Gerais | Do R7

Festival vai até o dia 31 de outubro

Festival vai até o dia 31 de outubro

Festival Bar em Bar/ Divulgação

Minas Gerais comemora 300 anos em dezembro e, para celebrar a data, o Festival Bar em Bar preparou uma edição especial. Entre os dias 14 e 31 de outubro, dez bares de Belo Horizonte vão preparar pratos com ingredientes típicos das dez regiões do Estado. 

A 14º edição do Festival organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-MG), com patrocínio da Meep Food, vai contar com as adaptações necessárias durante o enfrentamento ao coronavírus. Além de poder experimentar os pratos mineiros nos estabelecimentos, os clientes também poderão pedir por delivery ou retirar no local. 

Veja: Mais 104 cidades de MG poderão liberar bares, shows e lazer

Para Gustavo Alves, proprietário do Köbes Bar, a expectativa é de que o público possa aproveitar com segurança se optar ir até o local. Já é a quarta vez que o bar participa do evento e neste ano a experiência é totalmente nova.

— As pessoas estão voltando para os bares e nós estamos seguindo todos os protocolos para que esta volta seja segura e agradável. 

Entre os pratos que estarão disponíveis no festival estão bolinho de mandioca, enrolado de barriga, cupim defumado e vários outros. Os preços variam de R$ 24 a R$ 39,90. Para participar do evento, Alves explica que um prato conhecido do estabelecimento vai contar com um toque especial.

— O nosso conhecido chouriço vai ser flambado na cachaça e acompanhado de farofa de mandioca artesanal ao alho. E pretendemos continuar servindo o prato após o fim do evento. 

Leia mais: Festival gastronômico virtual anima o comércio de Curvelo (MG)

Diferente dele, alguns bares prepararam iguarias especialmente para o festival. Guilherme Leonard, gerente do Bar Ideal, conta que o feijão tropeiro ‘trupicado’ vai estar disponível no estabelecimento apenas durante a realização do Bar em Bar. 

— Escolhemos este prato porque é a típica comida que o povo gosta. Vai ser um item especial no nosso cardápio e temos certeza que nossos clientes vão gostar.

Para o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues, trazer toda a riqueza das culinárias de Minas como protagonistas dos pratos do 14º Bar em Bar é, sem dúvida, muito especial.

— Esperamos que cada cliente possa perceber o quanto esse território chamado Minas Gerais tem, desde 1720, uma cozinha inspiradora, capaz de encantar os mais variados paladares.

Serviço - Festival Bar em Bar
Data: 14 a 31 de Outubro
Local: Belo Horizonte - MG
Bares participantes: Bar Ideal, Köbes Bar, Jeremias Arte Bar, Jângal, Eu Q Fiz, Chef Tulio International Butiqui, Paracone, Barção Moreira, Assacabrasa, Agosto Butiquim.

Últimas