Força-tarefa criada para enfrentar crise hídrica em Minas se reúne pela primeira vez
Grupo, formado por 12 órgãos, deve apresentar um relatório em até 180 dias
Minas Gerais|Do R7

A força-tarefa criada pelo governo de Minas para enfrentar a crise no abastecimento de água no Estado se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira (2). O grupo é formado por 12 secretários estaduais e presidentes de empresas e autarquias.
A reunião, coordenada pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, contou com a participação das Secretarias de Estado de Governo (Segov), Transporte e Obras Públicas (Setop), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), além da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Ruralminas, Defesa Civil e Fundação HidroEX.
Ex-diretor da Copasa diz que falta de água não foi divulgada por "timidez mineira"
Durante o encontro foram apresentadas as medidas iniciais para combater a crise hídrica em Minas Gerais e definidas as datas das próximas reuniões. Na próxima segunda-feira (9), os órgãos apresentarão um levantamento detalhado de todos os projetos e obras de sua competência referentes a recursos hídricos no Estado para que não haja sobreposição de recursos e iniciativas.
O estudo será o ponto de partida para as ações do governo de Minas, que já tem outro encontro agendado com o governo federal em 15 dias.
O decreto do governador Fernando Pimentel, que criou a força-tarefa, foi publicado no diário oficial de Minas Gerais do dia 28 de janeiro. A medida se baseia nos dados do relatório “Panorama Atual do Abastecimento de Água”, elaborado pela Copasa.
O grupo deverá atuar de maneira articulada com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG) e encaminhar ao governador do Estado, no prazo de 180 dias, o relatório final com a descrição do trabalho, as conclusões e recomendações obtidas a partir dele.















