Minas Gerais Funcionários prometem greve total do metrô de BH em dois dias desta semana

Funcionários prometem greve total do metrô de BH em dois dias desta semana

Paralisação deve acontecer nesta quarta-feira (5) e na quinta (6); categoria vai realizar assembleia para decidir sobre movimento

  • Minas Gerais | Maria Luiza Reis*, Do R7

No dia das eleições, serviço funcionou normalmente

No dia das eleições, serviço funcionou normalmente

Kiuane Rodrigues/Record TV Minas

Os metroviários vão paralisar totalmente os serviços nesta quarta-feira (5) e quinta (6). A paralisação foi decidida em assembleia realizada no último dia 30.

A paralisação total começará a partir da 0h da quarta-feira e irá até as 23h59 do dia seguinte. A partir da 0h da sexta-feira (7), o serviço voltará a funcionar. 

Uma nova assembleia está marcada para a quinta-feira (6), às 17h30, na Estação Central, quando será rediscutida a continuidade do movimento. 

A CBTU informou que está "tomando todas as medidas administrativas e judiciais possíveis para a manutenção do serviço de transporte sobre trilhos na cidade".

Paralisação 

Os metroviários de Belo Horizonte têm feito paralisações no serviço desde o dia 25 de agosto, após o TCU (Tribunal de Contas de União) conceder o aval necessário para que o governo federal siga com a privatização do metrô na capital mineira.

A categoria alega que o processo de desestatização da empresa tem sido feito sem nenhum diálogo com os funcionários, e eles temem pela estabilidade dos atuais servidores concursados da CBTU. 

No início deste ano, os servidores realizaram a maior greve da história do metrô de BH, em função da mesma pauta.

Eleições

No domingo (02), a categoria metroviária suspendeu a greve. A decisão foi tomada, em assembleia, para que os eleitores que dependessem do metrô pudessem se deslocar no dia das eleições.

*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas