Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de MG pede 20 dias para avaliar redução de ICMS do diesel

Transportadores de combustíveis vão esperar o prazo e não pretendem convocar nova greve enquanto isso

Minas Gerais|Gledson Leão, da Record TV Minas

Categoria chegou a fazer greve por redução do ICMS
Categoria chegou a fazer greve por redução do ICMS Categoria chegou a fazer greve por redução do ICMS

O Governo de Minas se reuniu, nesta sexta-feira (5), com representantes dos tanqueiros, caminhoneiros que transportam combustíveis. O Estado pediu 20 dias para avaliar a solicitação feita pela categoria para a redução de impostos do diesel.

O presidente do Sindtanque-MG (Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais), Irani Gomes, reafirmou o desejo da categoria, que é a redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Estadual do óleo diesel de 15% para 12%.

Representantes das secretarias de Governo e Planejamento pediram um prazo de 20 dias para analisar o pedido e as possibilidades de atender ou não à reivindicação. A redução do ICMS Estadual não é simples, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige que qualquer renúncia fiscal feita pelo Estado seja compensada na mesma medida.

Com o pedido de prazo feito pelo Governo de Minas, o Sindtanque-MG decidiu manter suspensa a greve dos caminhoneiros. A data do novo encontro entre tanqueiros e Estado deve ser anunciada na próxima semana.

Na última sexta, os motoristas conhecidos como "tanqueiros" ficaram um dia de greve após o governo se negar a atender o pedido de redução do tributo. A paralisação provocou uma corrida da população aos postos de combustíveis, provando filas kilométricas. Diversas cidades no estado registraram falta de combustível.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.