Minas Gerais Kalil anuncia hoje decisão sobre reabertura do comércio e escolas

Kalil anuncia hoje decisão sobre reabertura do comércio e escolas

Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu por três dias, na semana passada, para analisar cenário da pandemia na cidade

Prefeito Alexandre Kalil convocou coletiva de imprensa para esta segunda-feira (19)

Prefeito Alexandre Kalil convocou coletiva de imprensa para esta segunda-feira (19)

Divulgação / PBH / Amira Hissa

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) anuncia na tarde desta segunda-feira (19), se o comércio considerado não-essencial volta a poder abrir as portas, após mais de um mês com restrições na capital mineira.

Fontes ligadas à prefeitura relataram à reportagem que o prefeito também deve anunciar o retorno das aulas presenciais para o próximo dia 26 de abril. Uma entrevista coletiva está marcada para as 14 horas.

Na semana passada, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formada por secretários municipais e infectologistas, se reuniu por três vezes, mas não houve consenso sobre as medidas de reabertura que devem ser adotadas no município.

Também na semana passada, o Governo de Minas decidiu retirar Belo Horizonte, e as demais cidades da região metropolitana, da Onda Roxa do programa Minas Consciente. Com isso, as prefeituras passaram a estar aptas a adotar medidas de flexibilização. Representantes de entidades comerciais e de serviços da capital mineira se reuniram com o Tribunal de Justiça para pedir apoio para a reabertura do comércio.

Indicadores

Neste último mês, com as restrições de circulação na cidade, os indicadores da pandemia monitorados pela prefeitura apresentaram melhorias. O índice de transmissão por infectado, que chegou a estar próximo de 1,30, nesta sexta-feira (15) estava em 0,87 - o que mostra uma diminuição no registro de novos casos da doença.

Já a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, que ficou mais de uma semana acima dos 100%, está em 86,9%. Dos leitos de enfermaria, 63,5% estão ocupados.

Grande BH

Enquanto Belo Horizonte não define se o comércio da cidade poderá voltar a funcionar, outras cidades da região metropolitana tomam decisões individuais. 

Neste fim de semana, as prefeituras de Nova Lima e Contagem decidiram reabrir o comércio. Nova Lima anunciou a adesão à Onda Vermelha, do programa Minas Consciente. Segundo decreto municipal, indústria, comércio e serviços voltam a funcionar no município.

Com isso, estabelecimentos comerciais como salões de beleza, lojas e casas lotéricas poderão abrir. Bares e restaurantes estão autorizados a ter música ao vivo e clubes e academias podem receber até 50% da sua capacidade. 

Em Contagem, igrejas e templos religiosos poderão receber público, assim como salões de beleza, shoppings centers e comércio de rua. Bares e restaurantes também poderão funcionar entre segunda e sábado. A prefeitura decidiu suspender o funcionamento do comércio aos domingos, a partir desta semana. 

Com o fim da Onda Roxa, a Prefeitura de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou a liberação de todas as atividades comerciais. A cidade está com 100% dos leitos intensivos ocupados com pacientes da covid-19.

Uma das principais cidades da região, Betim, no entanto, decidiu estender por mais tempo as medidas de restrição no município. O prefeito Vittorio Medioli considerou um erro o Governo do Estado ter autorizado a flexibilização na Grande BH. 

Últimas